terça-feira, 12 de junho de 2012

Notícias de 10 de Junho de 2012


GILMAR MENDES É ACUSADO DE SONEGAÇÃO FISCAL, FRAUDE E DESFALQUE POR EX-SÓCIO DO IDP
CartaCapital (via CA) - 09/06/2012
Carta: sócio acusa Gilmar de desvio e sonegação - Fraudes na "escolinha" de Gilmar Mendes
Cobras e lagartos – disputa empresarial – em um processo judicial conturbado, Inocêncio Coelho, ex-sócio de Gilmar Dantas (*) no IDP – Instituto Brasiliense de Direito Público – acusa o ex-Supremo Presidente Supremo de “desvio de dinheiro e sonegação” de impostos

Congresso em Foco
CartaCapital: Gilmar Mendes é acusado de sonegação fiscal e desfalque
Revista revela a batalha judicial travada entre ministro do STF e seu ex-professor de graduação na UnB; extravagâncias e desmandos praticados por Gilmar Mendes, diz ex-procurador-geral da República, levaram instituto privado à situação de pré-falência.
Há exatas duas semanas, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes figurou em reportagem destacada na capa da revista Veja, segundo a qual ele e o ex-presidente Lula se desentenderam sobre o , a ser iniciado em 1º de agosto. Surgiram versões conflitantes sobre o episódio, ocorrido no escritório do ex-ministro do STF Nelson Jobim, em Brasília. Hoje (sábado, 9), o ministro volta a estampar – desta vez na reportagem principal –, agora como protagonista de nova polêmica, a capa de outra revista de circulação nacional: CartaCapital, de linha editorial oposta àquela publicação. Intitulada “Cobras e lagartos” – na capa, “Fraude na escolinha do professor Gilmar” –, a matéria revela a ação judicial em que um ex-sócio de Gilmar Mendes no Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) acusa o ministro de desfalque e sonegação fiscal

FILME ITALIANO RETRATOU SITUAÇÃO SEMELHANTE À DE GILMAR MENDES
interfilmes
"Um ministro acima de qualquer suspeita", é a sugestão de título de filme que poderia retratar a vida e trajetória de Gilmar Mendes
Situaçao atual de Gilmar Mendes é semelhante à vivenciada pelo inspetor de polícia no filme italiano intitulado "Investigação sobre um cidadão acima de qualquer suspeita", de 1970, premiado com o Oscar de melhor filme estrangeiro:
O chefe da polícia de Roma mata a sua amante e tenta incriminar jovem esquerdista, que também tinha caso com ela.
Por chefiar as investigações, ele tem certeza de que está acima de qualquer suspeita.
Assim, não se preocupa em deixar pistas no local do crime que apontem diretamente para seu nome.
Mas, como se trata de um homem com um cargo muito influente, ele está acima de qualquer suspeita, ou melhor, ele está num patamar onde ninguém ousa denunciá-lo.
Ao som da envolvente música de Ennio Morricone, Elio Petri realizou uma obra contundente sobre os bastidores do poder na sociedade italiana dos anos 70.
Um daqueles filmes essenciais que devemos ver e rever.
Saiba mais

MORDE E ASSOPRA DE GILMAR MENDES
CartaMaior
A conexão goiana - por Mauro Santayana
O Sr. Gilmar Mendes continua arrostando a paciência nacional. A ligeireza com que acusa e com que retifica suas versões demonstra que o Ministro não está segurando as rédeas do raciocínio – e, em seu caso, não existe a atenuante de um agressivo tratamento de saúde.
Gilmar Mendes está demonstrando dificuldade em entender a realidade, em aceitar o jogo democrático que exige, como fundamento maior, a liberdade de expressão, que se concretiza na pluralidade da informação e de opinião. Essa dificuldade, se não for logo vencida, dará suspeição às decisões que ele tomar como juiz do STF

PEDIDO DE IMPEACHMENT DE GILMAR MENDES FOI PROTOCOLADO EM 30 DE MAIO NA PRESIDÊNCIA DO SENADO
Terra- 30/05/2012
Servidor público do DF pede impeachment de Gilmar Mendes
Um funcionário público do Distrito Federal protocolou na presidência do Senado, nesta quarta-feira, pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes. Filiado ao PT e à Central Única dos Trabalhadores (CUT), o servidor Cícero Batista Araújo Rôla afirmou que o magistrado precisa ser investigado. "Sou um cidadão indignado e não posso aceitar que, na mais alta Corte do país, um ministro esteja sob suspeição", disse Araújo.
Esta é a segunda vez que Rôla protocola pedido de impeachment de Mendes. A primeira nem chegou a ser analisada pelos senadores porque foi arquivada pela presidência da Casa. Na ocasião, Rôla questionava a conduta de Gilmar Mendes na concessão de habeas-corpus ao banqueiro Daniel Dantas durante a Operação Satiagraha, da Polícia Federal

CONLUIO DOS DESESPERADOS: COM QUE ISENÇÃO GILMAR MENDES PODE JULGAR ESTE E OUTROS PROCESSOS SEMELHANTES
DGABC
Gilmar Mendes atormenta petistas sobre Gilson Menezes - 10/06/2012
A situação jurídica indefinida do vice-prefeito de Diadema, Gilson Menezes (PSB), para concorrer à reeleição ao lado do prefeito Mário Reali (PT) pode ficar ainda mais nebulosa no STF (Supremo Tribunal Federal). O caso de reavaliação da condenação do socialista por improbidade administrativa está nas mãos do ministro Gilmar Mendes, que no fim de maio se envolveu em polêmica com petistas graúdos

CartaMaior (via Viomundo)
Elvino Gass: Gilmar Mendes, Veja e o conluio dos desesperados

ENTENDA O CHAMADO "MENSALÃO" DO PT NAS ÁREAS CÍVEL E CRIMINAL
NA ÁREA CÍVEL, STJ INOCENTOU JOSÉ DIRCEU E OUTROS ACUSADOS DO MENSALÃO
[Esta decisão deve ancorar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) na área criminal. Como não há provas de lesão ao erário público por improbidade administrativa, com muito mais razão, eles devem ser absolvidos pelo STF, caso o julgamento seja técnico e não com um viés político, como pretende e já se pronunciou o ministro Gilmar Mendes, que, por esta razão, já está sob suspeição para votar]
Sítio do STJ - 25/05/2012 - Sexta-feira
Acusados no escândalo do mensalão ficam livres de ação por improbidade
José Dirceu, Delúbio Soares, José Genoino, Sílvio Pereira, Marcos Valério de Souza, Anderson Adauto Pereira e outras nove pessoas acusadas de envolvimento no chamado “escândalo do mensalão” ficaram livres de responder a uma ação civil pública por improbidade administrativa.
O ministro Humberto Martins, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negoiu recurso do Ministério Público Federal (MPF) contra decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).
Em primeiro grau, a Justiça Federal rejeitou a ação de improbidade administrativa contra 15 pessoas.
No caso de José Dirceu e Anderson Adauto, a ação foi recusada por atipicidade das condutas atribuídas a eles.
Saiba mais

SUPREMO PREVÊ INÍCIO DE JULGAMENTO DO MENSALÃO, NA ÁREA CRIMINAL, EM 1º DE AGOSTO. CONTUDO, FATOS NOVOS, ORIUNDOS DA CPI DO CACHOEIRA OU COMO OS PUBLICADOS POR CARTA CAPITAL DESTE FINAL DE SEMANA, QUE ENVOLVEM FRAUDES PRATICADAS POR GILMAR MENDES, PODEM FURAR O CRONOGRAMA ESTABELECIDO
Reuters
STF marca para 1º de agosto início do julgamento do mensalão
SÃO PAULO, 6 Jun (Reuters) - O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para 1o de agosto o início do julgamento do mensalão, escândalo deflagrado em 2005 durante o primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em que parlamentares receberiam dinheiro em troca de apoio político.
O início do julgamento ainda depende da entrega do processo pelo ministro revisor do caso, Ricardo Lewandowski, que, segundo o STF, já adiantou por meio de sua assessoria que finalizará a revisão do processo até o fim deste mês

Vermelho
O julgamento do “mensalão” - por José Carlos Ruy
O “mensalão” foi uma ferramenta para sangrar o mandato do presidente Lula em 2005 e 2006; agora, com a oposição em dificuldades, aparece como um soro para reanimar a direita e os conservadores.
O assanhamento da imprensa conservadora e da oposição de direita e neoliberal centrada no PSDB é compreensível. No momento em que o PSDB está sangrando, como reconheceu um importante cacique tucano, o senador paranaense Álvaro Dias, um “escanteio” vem mesmo bem a calhar. Ele abre a perspectiva de um espetáculo midiático para, esperam os tucanos e a oposição conservadora, ajudar a afastar o foco que recai sobre as graves acusações que envolvem destacados políticos de seu campo numa CPI, a do Cachoeira, que pode - ela sim - desvendar e punir vínculos entre criminosos, a mídia conservadora, e dirigentes e mandatários políticos do campo conservador.
O “mensalão” foi uma ferramenta política contra Lula, os partidos que apoiam seu projeto de mudança, e contra as transformações que o Brasil começava a viver. O apelido publicitário surgiu exatamente há sete cinco anos, quando - em 6 de junho de 2005 - Roberto Jefferson, que era deputado do PTB, cunhou, em entrevista à Folha de S. Paulo, a expressão “mensalão” e acusou o governo Lula de desviar dinheiro público para o pagamento mensal de parlamentares que se alinhassem à base do governo.
A alegação ganhou força embora nunca tenha sido provada ou demonstrada a existência dos tais pagamentos mensais.
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=185285&id_secao=1

Conversa Afiada
Britto: marque o seu mandato. Livre-se do Gilmar
Expulsar o Gilmar (sabe-se lá como) por falta de caráter.
Porque ele macula irremediavelmente a mais alta Corte de Justiça.
E é preciso proteger o Supremo !
Os Ministros do Supremo tem a obrigação de sair às ruas e olhar a sociedade nos olhos.
Sem corar de vergonha
PARA ADVOGADOS DOS RÉUS, DATA ESCOLHIDA PELO SUPREMO NÃO TRAZ PROBLEMAS PARA DEFESA
Valor
Advogados dos réus não mostram preocupação com data escolhida
SÃO PAULO. O advogado do ex-ministro José Dirceu, um dos réus do mensalão, José Luís Oliveira Lima, diz ter ficado satisfeito com a marcação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) do início do julgamento para o dia 1 de agosto.
- O ex-ministro José Dirceu sempre manifestou publicamente o desejo de que fosse julgado o mais rapidamente possível. Portanto, a designação do julgamento satisfaz o desejo dele e da defesa - afirmou Lima.
O advogado de Dirceu acrescentou que está otimista:
- Nós confiamos na Justiça. Aguardamos com serenidade a realização do julgamento.
José Luís Lima não vê problemas no cronograma apresentado pelo STF. Sua única preocupação é relacionada à tramitação de outros casos na corte, no período em que o mensalão estiver sendo julgado.
Saiba mais

EMPRESAS DE FACHADA DA GANGUE DO CACHOEIRA, SOB INVESTIGAÇÃO POLÍCIA FEDERAL, MOVIMENTARAM R$ 40 MILHÕES
Época
Rubmaier Ferreira de Carvalho, o contador de empresas de fachada de Carlinhos Cachoeira
Um pequeno escritório de Brasília cuida de empresas de fachada usadas por Carlinhos Cachoeira e pela Delta. Por essas companhias, passaram cerca de R$ 40 milhões que estão sob investigação

CPI DO CACHOEIRA: PRIORIDADES & CONTRADIÇÕES NAS CONVOCAÇÕES
SBT
Vídeo: PT deve pedir prioridade na convocação de Luiz Bordoni na CPI
PT deve pedir prioridade para a convocação do jornalista Luiz Carlos Bordoni, na CPI de Cachoeira, depois da entrevista que ele deu ao SBT, falando que recebeu mais de R$ 40 mil, do governador de Goiás, Marconi Perillo, para trabalhar na campanha eleitoral de 2010. Parte desse dinheiro teria vindo de uma empresa que, segundo a Polícia Federal, é ligada à Carlinhos Cachoeira.
Já os tucanos estão lutando para que a CPI do Cachoeira não vire a CPI de Perillo. O PSDB quer aprovar a convocação dos ex-diretor geral do D-NIT, Luiz Antonio Pagot, e do ex-dono da Delta, Fernando Cavendish, com a intenção de atingir o Governo Federal na área de transportes e o governador do Rio de Janeiro, Sério Cabral, que é amigo de Cavendish.A disputa entre os partidos ganhou ainda mais fôlego, depois que o PR começou a apoiar a candidatura de José Serra à prefeitura de São Paulo. Os petistas e peemedebistas criticaram o apoio e associam a aliança ao fato de Gilberto Kassab comandar a máquina pública

Correio do Brasil
CPI do Cachoeira apoia depoimento de Pagot e situação de Serra se agrava
Na sessão da CPI desta terça-feira, no entanto, segundo levantamento realizado pelo Correio do Brasil, a maioria absoluta dos parlamentares é favorável ao depoimento de Luiz AntônioPagot,ex-diretor doDNIT.
É a oportunidade esperada para o executivo complementar as denúncias de corrupção na campanha tucana, com a participação da empreiteira Delta Construções S/A e de Paulo Vieira de Sousa, vulgo Paulo Preto, homem de confiança de Serra na estatal Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa), responsável pela construção do Rodoanel. P
agot foi demitido do cargo há um ano, após matéria publicada na revista semanal de ultradireita Veja, fornecida por agentes do bicheiro Cachoeira, conforme indícios obtidos pela Polícia Federal em escutas telefônicas legais

IstoÉ
Eles não querem ouvir Pagot
Membros da CPI do Cachoeira deflagram operação para impedir convocação do ex-diretor do DNIT, após denúncias à ISTOÉ

Folha
Oposição tenta convocar suspeito de ser laranja da Delta
A oposição defendeu ontem a convocação à CPI do Cachoeira do empresário Marcello Abbud, dono de uma empresa que diz alugar máquinas pesadas para obras públicas. Ele é suspeito de ser ligado a companhias de fachada que receberam dinheiro da construtora Delta

Valor
PT e PSDB montam confronto na CPI
A poucos dias daquela que promete ser a semana mais tensa na CPI do Cachoeira, as bancadas ligadas aos governadores do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), e de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), montam as estratégias para os depoimentos.
Os petistas querem esclarecer temas ligados ao objeto da comissão, como a participação do grupo do empresário Carlinhos Cachoeira no governo de Goiás e a complexa trama envolvendo a venda da casa de Perillo, além de dúvidas sobre seu crescimento patrimonial. A expectativa de que, após sua fala, fique claro aos integrantes da CPI a necessidade de quebrar seus sigilos bancário e telefônico.
Já os tucanos pretendem levantar temas controversos da trajetória de Agnelo, como sua passagem pelo Ministério do Esporte. O objetivo é desestabilizá-lo com perguntas inesperadas que ensejem a posterior quebra de sigilo, se possível já na reunião administrativa da quinta
CB
Convocações de Cavendish e Pagot - Relator vira alvo de colegas
 Pressionado desde o início da CPI do Cachoeira por ter, segundo oposicionistas, selecionado alvos específicos levando em conta questões partidárias, o relator da comissão, deputado Odair Cunha (PT-MG), declarou que ainda não há nenhum indício que justifique a convocação do dono da empreiteira Delta, Fernando Cavendish, mesmo com a empresa no foco de todo o escândalo. Ele deixou claro que não vai defender, na próxima reunião administrativa, que deve ocorrer na quinta-feira, a votação do requerimento para convocar o dono da Delta. O parlamentar também ainda não se convenceu sobre a necessidade de chamar o ex-diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) Luiz Antônio Pagot, que já declarou inúmeras vezes pela imprensa que tem muito a contribuir com os trabalhos investigativos

FESTIVAL DE MARACUTAIS DA DELTA

DELTA APRESENTOU ATESTADO FALSO EM TOCANTINS E AUDITORIA DO GOVERNO DO DF COMPROVOU MARACUTAIAS DA EMPRESA
O Globo
MP: atestado falso garantiu licitação para Delta no TO
BRASÍLIA - Além de se valer de um atestado de capacitação técnica que, segundo o Ministério Público de Tocantins, é falso, a Delta venceu a licitação de R$ 475 milhões para a coleta de lixo de Brasília com uma proposta inexequível à espera de uma fiscalização frouxa.
A avaliação é do próprio governo do DF, após auditoria que apontou falta de plano de coleta e varrição, descumprimento de horários, pagamentos indevidos, além de baixa qualificação dos fiscais, controle ineficaz e até ausência de pesagem na entrada e saída do aterro.
O governador Agnelo Queiroz já trabalha até mesmo com a hipótese de a empresa abandonar o contrato.
http://oglobo.globo.com/pais/mp-atestado-falso-garantiu-licitacao-para-delta-no-to-4883571?topico=deltaDE

AGNELO ROMPE CONTRATO COM A DELTA APÓS CASSAÇÃO DE LIMINAR OBTIDA PELA EMPRESA EM 2010
Estadão
Antes de ir à CPI, Agnelo rompe contrato de lixo com empresa
Delta mantinha serviço, suspeito de fraudes, por força de liminar que foi derrubada pela Justiça nesta semana
Para tentar se desvincular da Delta antes de depor à CPI do Cachoeira, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), determinou o rompimento do contrato de limpeza que a empresa mantinha com o governo por força de liminar desde 2010. A decisão foi anunciada após a Justiça do Distrito Federal cassar a liminar nesta semana.
A decisão vem mais de um ano depois de o próprio governo constatar fraudes na execução dos contratos pela Delta.
Em inspeção realizada em janeiro e fevereiro de 2011, a Secretaria de Transparência do DF constatou superfaturamento nos valores pagos, descumprimento de itens previstos em licitação e prestação de serviços de qualidade inferior à prevista

MP PEDE FIM DE CONTRATOS DA DELTA E DEVOLUÇÃO DO DINHEIRO RECEBIDO POR CAUSA DE  DOCUMENTO FALSO DE CAPACITAÇÃO TÉCNICA FALSA
CB
Devolução de pagamento
O Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT) pediu, na última quarta-feira, a anulação definitiva de dois contratos entre a Delta Construções S.A. e o Serviço de Limpeza Urbana do DF (SLU). Além do fim prestação dos serviços, o MP também solicita a devolução integral do dinheiro público pago à empresa

CB
Documento falsificado
O GDF aguarda, para os próximos dias, a defesa da Delta no processo administrativo que pode declarar a empresa como inidônea para novos contratos públicos. Ela foi notificada em 30 de maio. "Caso seja comprovado, que a Delta não agiu com honestidade, ela poderá ser impedida de assinar novos contratos.
E isso não se aplica apenas ao Distrito Federal. Há entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de que a decisão vale para outras unidades da federação e mesmo para a União", explica o secretário de Transparência e Controle (STC) do DF, Carlos Higi

SUBFATURAMENTO NA VENDA DA MANSÃO DO PERILLO PARA SONEGAR IMPOSTOS E FRAUDAR A RECEITA FEDERAL
CB
Venda de mansão sob suspeita de sonegação
A suposta venda do imóvel com valor subvalorizado era o argumento que faltava aos parlamentares que tentam emplacar requerimento de quebra de sigilo do governador na CPI. Integrantes da comissão querem acessar o valor da movimentação imobiliária registrada na Declaração de Imposto de Renda de Perillo

JULGAMENTO DE DEMÓSTENES TORRES EM PLENÁRIO DO SENADO PODE TER VOTO ABERTO
Estadão
Líderes querem voto aberto no Senado
Às vésperas do julgamento do senador Demóstenes Torres (ex-DEM, sem partido-GO), 9 dos 11 líderes de partidos no Senado se dizem favoráveis à aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com o voto secreto em plenário para processos de cassação de mandato.
PEC que acaba com pleito secreto entra na pauta na véspera do julgamento de Demóstenes Torres
COLAPSO NERVOSO DE ASSESSORA DO GOVERNADOR PERILLO
G1
Ex-chefe de gabinete de Perillo alega 'colapso nervoso' e não falará à CPI
Segundo a PF, ela tinha telefone exclusivo para contato com Cachoeira.
Eliane Gonçalves deixou cargo após denúncias de elo com bicheiro.

"VEJA" DEVE EXPLICAÇÕES AO PAÍS POR TER SE ASSOCIADO À ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA DE CARLINHOS CACHOEIRA
Observatório da Imprensa
A atuação de Veja foi um anit-Watergate - por Samir Oliveira
A Polícia Federal identificou cerca de 200 conversas telefônicas entre o diretor da sucursal da revista Veja em Brasília, Policarpo Júnior, e o contraventor. A divulgação dessas escutas mostra que Cachoeira pautava a publicação da editora Abril, que se deixava levar pelos interesses políticos de um empresário fortemente ligado ao senador Demóstenes Torres (ex-DEM).
Diante desse cenário, alguns parlamentares têm defendido a convocação de Policarpo para depor na CPI, mesmo que o relator Odair Cunha (PT-MG) já tenha rejeitado pedido de informações a respeito. Para o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Celso Schröder, a revista precisa explicar o que guiou sua prática jornalística nesse episódio. “A Veja tem que dar explicações ao Brasil. É preciso explicar como ela exerce a atividade jornalística com essas veleidades, com descompromisso e irresponsabilidade em relação a princípios éticos e técnicos consagrados pelo jornalismo”, entende.
Nesta entrevista ao Sul21, Schröder avalia a conduta da revista nesse e em outros episódios e defende a necessidade de um marco regulatório para a comunicação no país

HARAQUIRI PATÉTICO DE "VEJA"
Blog Cartas da Amazônia / Yahoo
O suicídio pela palavra -por Lúcio Flávio Pinto
“Veja", uma das cinco revistas semanais de informações mais importantes do mundo, levou 2.272 edições, em 44 anos de circulação, para cometer o maior "nariz de cera" da sua história, do jornalismo brasileiro em muitos anos e talvez da imprensa mundial.
Sua matéria de capa do último número, do dia 6 de junho, abre com 98 linhas da mais medíocre "encheção de linguiça", como se diz "no popular.
A tarefa do repórter Daniel Pereira não era competir em fúria acusatória com a voz do dono, mas dar-lhe — se fosse o caso — suporte informativo. Sua matéria devia conter fatos, que constituem a arma de combate do repórter, infalível diante de qualquer assunto sob sua investigação.
Ao invés disso, metade da sua falsa reportagem, com presunção de trazer novidades e gravidades suficientes para merecer a capa da edição, é um rosário de imprecações opiniáticas, no mais grosseiro e primário estilo, num desabamento de qualidade em relação à Carta ao Leitor
Querendo ser a coveira de Lula, um líder político esquivo e ambíguo, "Veja" está, na verdade, cometendo um haraquiri patético, capaz de arrastar consigo muito mais gente do que a que sucumbiu sob outro desses líderes em transe: Jim Jones
Saiba mais

ALÉM DO CASO DEMÓSTENES TORRES E CONTAMINADO PELA CORRUPÇÃO, PARTIDO DOS DEMOCRATAS (DEM) CAMINHA PARA SUA EXTINÇÃO
CESAR MAIA É CONDENADO POR CORRUPÇÃO PELA JUSTIÇA
Correio do Brasil
Cassação de Cesar Maia altera horizonte político do Rio
Cassado por improbidade administrativa, o ex-prefeito do Rio de Janeiro Cesar Maia precisará recorrer da sentença que o mantém afastado das urnas por cinco anos e, caso seja mal sucedido no recurso ao Tribunal de Justiça, o partido dele, o Democratas, sofrerá mais uma pesada derrota no panorama político nacional, após os episódios que afastaram o então governador do Distrito Federal José Roberto Arruda e, agora, o senador Demóstenes Torres. Em todos os fatos que atingem a agremiação de extrema direita, a improbidade administrativa está no centro das ocorrências

MENSALÃO DO DEM TEM PRIMEIRA CONDENAÇÃO
O Globo
Mensalão do DEM: ex-deputada é condenada a pagar R$ 3,5 milhões
BRASÍLIA – A ex-deputada distrital Eurides Brito (PMDB) foi condenada pela 2ª Vara da Fazenda Pública do Distrito Federal, por improbidade administrativa, e terá de pagar R$ 3,5 milhões, incluindo multas. Essa é a primeira sentença relacionada aos parlamentares envolvidos no escândalo. Eurides foi apontada como um dos políticos que receberam propina do mensalão do DEM do DF. Em 2010, foi filmada colocando um maço de dinheiro na bolsa, entregue pelo então secretário distrital Durval Barbosa, em um dos episódios mais conhecidos da Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal.
http://oglobo.globo.com/pais/mensalao-do-dem-ex-deputada-condenada-pagar-35-milhoes-5135666

ECONOMIA
Reuters
EXCLUSIVO-Tombini: medidas terão efeito "daqui para frente"
BRASÍLIA/PORTO ALEGRE, 9 Jun (Reuters) - As medidas para estimular o crescimento econômico tomadas pelo governo terão seus efeitos na economia nos próximos meses, afirmou neste sábado à Reuters o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini.
Ele se disse otimista em relação à expansão do PIB no segundo trimestre. No primeiro trimestre, o crescimento foi fraco, de apenas 0,2 por cento em relação ao quarto trimestre de 2011

PERFIL DE DEPUTADO NO TWITTER É INVADIDO E HACKER ENVIA MENSAGENS FALSAS
Folha
Hacker pede dinheiro nas redes sociais em nome de Vaccarezza
Após passar a madrugada enviando e-mails com pedido de empréstimos a petistas e mensagens obscenas a suas seguidoras, o ex-líder do governo na Câmara Cândido Vaccarezza (PT-SP) informou, no Twitter, que seu perfil fora invadido.
A suspeita é que sua página tenha sido hackeada no fim da noite de ontem

ARTICULAÇÕES PARA A ELEIÇÃO DO PREFEITO DE SÃO PAULO
Estadão
PSB deixa governo Alckmin e prepara apoio a Fernando Haddad (PT-SP)
O presidente estadual do PSB, Márcio França, deixará hoje o cargo de secretário de Turismo do governo Geraldo Alckmin (PSDB). Sua saída está relacionada à aproximação do PSB com o PT paulistano para a sucessão do prefeito Gilberto Kassab (PSD)

Estadão
Cardozo diz que Marta participará de campanha de Haddad em SP
Segundo o ministro da Justiça, Marta entrará na campanha em agosto, quando começa a propaganda eleitoral de rádio e TV

MOBILIDADE URBANA NOTA ZERO EM SÃO PAULO
MOTORISTA FICA PARADO, EM MÉDIA, POR 3 HORAS DIÁRIAS NO CAÓTICO TRÂNSITO DE SÃO PAULO
SBT
Vídeo: Motorista de SP gasta, em média, 3 hrs parado no trânsito por dia
Uma pesquisa mostrou que o motorista de São Paulo gasta, em média, três horas todos os dias parado nas ruas e avenidas da cidade em meio ao trânsito. Ao todo, é como se a cada ano, o motorista perdesse um mês no congestionamento.
Para compensar isso muitos motoristas arrumam formas diversas de passar o tempo sem se estressar. Alguns aprendem a tocar instrumentos musicais, outros assistem televisão, ou conferem as últimas notícias do dia

PANES CONSTANTES PREJUDICAM USUÁRIOS DA CPTM
Estadão- 09/06/2012
Falha volta a prejudicar circulação na Linha 7

CPI JÁ EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO (SP) DIANTE DA CORRUPÇÃO PERMANENTE NA CIDADE & GESTÃO SEM TRANSPARÊNCIA

PSOL PEDE CPI PARA APURAR FRAUDES DE VALDOMIRO LOPES NAS LICITAÇÕES COMANDADAS POR TAVOLARO
Diário da Região - 03/06/2012
Editorial - Acusações bombásticas sobre fraudes em Rio Preto - Prefeito Valdomiro Lopes (PSB) e Luiz Antônio Tavolaro estão no olho do furacão
Bombásticas as acusações feitas pelo empresário e lobista Alcides Fernandes Barbosa, preso na Operação Sinal Fechado, em depoimento de delação premiada dado ao Ministério Público. Considerado um dos cabeças do suposto esquema de fraude na concessão do serviço de inspeção veicular ambiental no Rio Grande do Norte, Barbosa foi ouvido por cerca de 11 horas pela promotoria e fez graves denúncias, colocando o nome do prefeito Valdomiro Lopes (PSB) e do ex-procurador da Prefeitura de Rio Preto Luiz Tavolaro no olho do furacão

psolrp 
PSOL pede instalação da CPI da Propina em Rio Preto
PSOL defende abertura de CPI contra prefeito Valdomiro Lopes

GESTÃO VALDOMIRO LOPÉS (PSB) SEM TRANSPARÊNCIA, DESCUMPRE LEGISLAÇÃO FEDERAL
Diário da Região
Prefeitura despreza Lei de acesso à informação
Com base em parecer elaborado pela Associação dos Procuradores Municipais (Apam), a secretária da Fazenda de Rio Preto, Mary Brito, negou ao Diário informações relativas aos valores dos honorários advocatícios repassados pela Prefeitura aos procuradores do município. Nem o advento da Lei do Acesso à Informação (lei 12.527), em vigor desde o dia 16 de maio, foi suficiente para a Prefeitura abrir a caixa-preta dos honorários.
Os dados foram solicitados pelo Diário à Secretaria da Fazenda assim que que a Lei de Acesso à Informação entrou em vigor. De acordo com a lei, órgãos públicos têm 20 dias para fornecer todas as informações solicitadas por cidadãos, sob pena de improbidade e responsabilidade por parte dos agentes públicos

PREFEITO DE FRANCA (SP) TEM BENS BLOQUEADOS PELA JUSTIÇA
G1
Justiça bloqueia bens de prefeito de Franca, SP, Sidnei Franco da Rocha (PSDB), por fraude em licitação
Outras quatro pessoas foram indiciadas pelo Ministério Público no processo.
Assessores do prefeito não quiseram se pronunciar sobre o assunto

PREFEITO DE JAÚ (SP) E SEU SECRETÁRIO SÃO PROCESSADOS POR ATOS SECRETOS
JCNet
‘Atos secretos’ provocam ação civil
O Ministério Público (MP) em Jaú (47 quilômetros de Bauru) ajuizou ação civil de improbidade contra o prefeito do município, Osvaldo Franceschi Junior (PV), e o secretário de Economia e Finanças, Eduardo Odilon Franceschi, pela não publicação em órgão oficial, ou publicação com atrasos, de diversos atos normativos e administrativos, sobretudo decretos de suplementação e remanejamento de verbas.
As irregularidades foram investigadas pela Comissão Especial de Inquérito (CEI) dos “Atos secretos”, instaurada em março do ano passado pela Câmara

PARADA GAY EM SP ACONTECE NESTE DOMINGO
G1
Parada Gay vai mudar esquema de trânsito na Avenida Paulista
Interdições começam neste domingo (10) de manhã e vão até a noite.
Melhor opção de locomoção será o transporte público, com ônibus e me

Estadão
Parada: 3 milhões de pessoas são esperadas hoje na Paulista
Público terá segurança de 2,4 mil homens, entre guardas-civis, policiais militares e agentes particulares

SP INSEGURA: ONDA DE ASSALTOS CONTINUA
SBT
Vídeo: Quadrilha fortemente armada rouba prédio em bairro nobre de SP
Vídeo: Bandidos fazem mais um arrastão a restaurante em São Paulo
SPTV
Vídeo: Onda de assaltos a restaurantes e condomínios faz mais vítimas na capital

COLAPSO ESPANHOL
BBC
Colapso da Espanha poderia causar 'desinvestimento' na América Latina
A Espanha é o segundo país que mais investe na América Latina e o retorno desses investimentos têm dado fôlego a empresas espanholas que enfrentam dificuldades em casa. Com o aprofundamento da crise financeira no país, porém, a dúvida é se algumas companhias espanholas seriam obrigadas a se desfazer dessas "joias da coroa".

Reuters
Merkel: UE está pronta para agir após rebaixamento da Espanha
MADRI/BERLIM, Jun (Reuters) - A chanceler alemã, Angela Merkel, disse que a Europa estava pronta para agir para garantir a estabilidade na zona do euro após a nota de classificação de risco da Espanha ter sido rebaixada em três níveis na quinta-feira.
A declaração ocorre em meio a expectativas de que o país possa precisar da ajuda da União Europeia em breve para socorrer bancos recheados com dívidas de má qualidade

BBC
Bancos espanhóis receberão socorro de 100 bilhões de euros
A Espanha deve receber até 100 bilhões de euros em empréstimos de fundos da eurozona para socorrer seus bancos em dificuldades

MASSACRE NA SÍRIA
BBC
Cresce pressão sobre Síria após novo massacre
Os relatos de um novo massacre na Síria, desta vez no vilarejo de Qubair, na província de Hama, onde pelo menos 78 pessoas, entre elas muitas mulheres e crianças, foram mortas na quarta-feira, aumentou a pressão internacional sobre o governo do presidente Bashar al-Assad

BBC
Análise: A Síria conseguirá evitar a guerra civil?
Horrorizada com o massacre de Houla e com outras atrocidades relatadas diariamente, a comunidade internacional debate como evitar que a Síria desemboque em uma guerra civil
ESPORTES
ROUPA SUJA SE LAVA EM CASA: POSTURA INADEQUADA DE VICE-PRESIDENTE CORINTIANO MOSTRA CLUBE SEM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
[Dirigente corintiano tem o direito de achar que o time é medíocre (para mim, limitado). Contudo, em vez de falar isto em público, como ocorreu com Luiz Paulo Rosenberg, vice-presidente do Corinthians, as razões desta mediocridade deveriam ser antes debatidas entre os diretores do clube, responsáveis pelo futebol profissional, e suas conclusões levadas ao conhecimento do técnico Tite e da Comissão Técnica. Isto mostra que inexiste no clube um planejamento estratégico, que se reflete no fiasco do time  neste início do campeionato brasileiro.
Mesmo com estes fatores adversos, este time limitado pode se superar e ser campeão da Libertadores, vencendo até adversários mais fortes,como o Santos]

G1
Torcida do Timão protesta contra vice que chamou time de medíocre
Corintianos pediram a saída de Luis Paulo Rosenberg, que criticou a equipe durante evento nesta semana em São Paulo

CORINTHIANS, COM EQUIPE TITULAR, TEM ATUAÇÃO MEDÍOCRE CONTRA O FIGUEIRENSE, QUE JOGOU COM 10 NO 2º TEMPO
G1 / SporTV
Vídeo: Melhores momentos: Corinthians 1 x 1 Figueirense

SUCESSO DO BARCELONA SE ANCORA EM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ADOTADO NO CLUBE A PARTIR DE 2003
CaféBrasil
Adoção do planejamento estratégico levou o Barcelona ao sucesso mundial - por Luiz Alberto Machado
[O livro A bola não entra por acaso, de autoria de Ferran Soriano, vice-presidente econômico do Barcela entre 2003 e 2008, serviu como roteiro para a palestra Planejamento Estratégico do Profissional de Economia, no V Encontro de Entidades de Economistas da Amazônia - ENAM, evento que reuniu estudantes e profissionais da área econômica de Manaus e de diversas cidades da região norte.
No período em que esteve na direção do Barcelona, Soriano introduziu o planejamento estratégico no clube, levando-o ao sucesso mundial]

MARMELADAS EM MUITOS JOGOS DE FUTEBOL NA EUROPA
Estadão
Escândalo das apostas se espalha pela Europa
Investigações mostram que o crime organizado atua em vários países, cooptando jogadores, árbitros e treinadores

MELHORES MOMENTOS DOS JOGOS DESTE FINAL DE SEMANA
G1
Escolha a modalidade esportiva de sua preferência. Além do futebol, há o vôlei

Nenhum comentário:

Postar um comentário