segunda-feira, 4 de junho de 2012

PSDB demonstra irritação com Lula



 
 Do sítio Vermelho:

O presidente do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), classificou como "antidemocrática" a promessa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na noite desta quinta-feira (31), no Programa do Ratinho, de que não pode "deixar que um tucano volte a governar" o Brasil.
Para o chefe do tucanato, a fala de Lula “é demonstração antidemocrática”, de “profunda arrogância” e de “total desequilíbrio". Ao que parece, Sergio Guerra não acompanhou a participação do ex-presidente Lula no programa.
Lula afirmou que será candidato ao governo federal em 2014 apenas se a presidente Dilma Rousseff não quiser disputar a reeleição. E, neste caso, disputará legitimamente a Presidência da República, dificultando o sonho dos caciques tucanos de voltar a ocupar o cargo maior do Estado brasileiro.
Já em relação à suposta arrogância de Lula é de conhecimento de todos que o PSDB perdeu as últimas três disputas à Presidência – duas delas com José Serra e uma com Geraldo Alckmin.
O tucano afirmou ainda que as declarações de Lula são uma tentativa "desequilibrada" de atingir o partido. "O presidente tem feito o que está ao seu alcance. Até procurar ministro do Supremo para limpar a barra de seus companheiros”, fazendo menção às trocas recentes de acusações entre Lula e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, que diz ter sido pressionado para atrasar o julgamento do mensalão.
Durante a entrevista com Ratinho, Lula foi incisivo ao tratar das acusações do ministro do STF: "Quem inventa a história, que prove a história".
O PSDB sustenta ainda que a participação do ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, ao lado de Lula, pode ser interpretada como propaganda eleitoral antecipada. Em um trecho da entrevista, Lula afirmou: "Ele vai passar para a história, como o ministro da Educação que criou o ProUni e colocou 1 milhão de jovens da periferia nas universidades".
Haddad, que tem como um dos principais rivais na campanha o pré-candidato do PSDB José Serra, é visto pelo presidente do PSDB como uma escolha pessoal de Lula para concorrer às eleições. "O Fernando Haddad não tem legitimidade para ser candidato em São Paulo", disse Guerra.
O departamento jurídico do PSDB está agora analisando medidas a serem tomadas em relação aos comentários, encarados pelo advogado especialista em direito eleitoral como um tipo de campanha eleitoral antecipado.
A irritação do PSDB com Lula e a ameaça de ir à Justiça Eleitoral contra o ex-presidente demonstram que o pânico começa a se instalar no poleiro tucano.

Postado por Miro

Nenhum comentário:

Postar um comentário