domingo, 20 de março de 2011

Al Jazeera Fórum: Lula da Silva

O ex-presidente do Brasil, aborda o sexto Fórum Anual da Al Jazeera sobre o tema do mundo árabe em transição.

É um grande prazer para mim estar aqui de volta para o Catar, onde eu já estava aqui duas vezes como presidente da República. Em março de 2009 para participar na cimeira segundo dos países árabes e sul-americanos e, em maio do ano passado em viagem oficial para reuniões de negócios entre Brasil e Qatar. Nessas duas ocasiões, fui recebido pelo meu amigo, o Emir do Qatar e é um grande prazer para mim estar aqui neste evento que está sendo promovido pela Al Jazeera, uma emissora muito importante não só para os países árabes, mas também para o resto do mundo, para os quais tenho dado nada menos que quatro entrevistas como presidente do Brasil.
Eu não podia recusar o convite feito pela Al Jazeera a participar neste fórum, em um momento crucial onde os povos de muitos países árabes levantaram suas vozes e levantar a demanda de democracia, justiça social ea criação de oportunidades.
Em um momento em que a Al Jazeera tem desempenhado e continua a desempenhar um papel tão relevante na informação sobre estes eventos demonstrando consideração elevada para esses fatos e grande sintonia com os sentimentos e necessidades dessas pessoas, e mais dando em primeira mão o ponto de vista árabe sobre o desenrolar eventos, nos países árabes, sem a necessidade de mediadores de terceiros, e que bom que é para o mundo a ter esse ponto de vista.
Eu vim aqui para aprender com todos vocês, para conhecer a sua experiência, sentir o que acontece em seus corações, especialmente dos jovens, os mais jovens, que com grande entusiasmo, experiência e coragem está escrevendo uma nova página na história desta região.
Eu não podia perder essa oportunidade. Mas eu também vim aqui para transmitir a nossa experiência do Brasil e da América do Sul na luta pela democracia, crescimento econômico e de inclusão social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário