domingo, 13 de março de 2011

PSDB e DEM se devoram em São Paulo



A direita se devora, e a gente se diverte - Brasília Confidencial

    Os partidos de oposição ao Governo Dilma Rousseff inauguraram uma temporada antropofágica em seu principal reduto, o estado de São Paulo, onde o PSDB completará 20 anos no governo. Velhos parceiros, PSDB e DEM já não controlam os conflitos internos. Os dois partidos ensaiam uma reorganização, com eleições em março e maio. Enquanto se canibalizam, ameaçam engrossar as críticas depois que Dilma completar 100 dias na presidência da República.

    A movimentação aparentemente errática do principal aliado de Serra, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que esfacela seu partido, o DEM, para fundar o Partido da Democracia Brasileira e disputar o governo estadual em 2014, fez mais do que expor a divisão interna dos democratas. Kassab irritou profundamente o governador Geraldo Alckmin.

    Os alckmistas, que formam o chamado “núcleo caipira” do PSDB paulista e já se digladiavam com outras facções tucanas em busca de crescimento nacional, não se conformaram quando o próprio vice-governador, Guilherme Afif Domingos (DEM), declarou que seguirá Kassab no trampolim para 2014. Agora, há a certeza de que Afif apoiará Kassab caso ele concorra contra Alckmin em 2014. Embora jamais tenham se entendido com José Serra, os alckmistas recorreram a ele para deter Kassab, mas o ex-governador ainda não se movimentou nesse rumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário