domingo, 6 de março de 2011

Dilma veta festa (na mídia) de 100 dias de governo

A imprensa informa que a presidenta Dilma Rousseff desautorizou os ministros a fazer qualquer balanço dos 100 dias de governo. Ela chegou a VETAR a iniciativa de ministros que já haviam encomendado balanços desse tipo às respectivas equipes.

Prevaleceu a orientação do marqueteiro João Santana para que os 100 primeiros dias sejam esquecidos. Historicamente, as pesquisas de popularidade dos três primeiros meses sempre revelam redução de aprovação popular, em relação à expectativa colhida antes da posse.

Depois, como justificar gastos com campanhas na TV, que geralmente servem para promover ministros, com o corte de R$ 50 bilhões no Orçamento? E o rigor fiscal, como ficaria?

Porta-voz nenhum do governo federal ousaria, mas há uma razão maior para que Dilma Rousseff vetasse a farra midiática dos 100 dias.

O jornalista Mauro Santayana, no portal Rede Brasil, dá uma pista sobre “O mito dos 100 dias”. Ele resgata a origem da expressão desde os primeiros “100 dias de Napoleão” e cita também o exemplo de Roosevelt em 1933, em pleno New Deal. Não é o caso de Dilma Rousseff.

Nenhum comentário:

Postar um comentário