FHC não construiu 1km
de ferrovia. E vendeu as que tinha a preço de Vale do Rio Doce
Nota à imprensa
Ferrovia Norte-Sul e
Porto de Santos
Brasília, 22/04/2013 –
A respeito da matéria “Deficiência estrutural nas ferrovias e portos faz Brasil
desperdiçar bilhões”, exibida no programa Fantástico de 21/04/13, os
Ministérios do Planejamento e Transportes, Secretaria de Portos e Valec
Engenharia, Construções e Ferrovias SA esclarecem:
1. A ferrovia
Norte-Sul, com 2.255 quilômetros de extensão, se encontra em três diferentes
estágios:
a. Trecho
Palmas/Açailândia: 719 quilômetros em operação
b. Trecho Palmas/Anápolis:
855 quilômetros em finalização de obras (90% de execução)
c. Trecho
Anápolis/Estrela d’Oeste: 681 em obras (35% de execução)
2. A reportagem se
concentrou no trecho entre as cidades de Palmas (TO) e Anápolis (GO) cujas
obras estão sendo finalizadas e, de fato, não estão concluídas.
3. Quatro novos
contratos, realizados pelo Regime Diferenciado de Contratação Pública (RDC),
farão os serviços necessários para colocar o trecho entre Palmas (TO) e
Anápolis (GO), em operação, tais como: taludes, brita para sustentação dos
dormentes, desvios e pátios de manobra. Esses contratos somam R$ 400 milhões:
dois já estão com contratos assinados e dois em fase final de licitação.
4. Os 10% restantes de
obras, entre o trecho entre Palmas (TO) e Anápolis (GO), serão realizados até o
final de 2013 e o segmento entrará em operação em 2014.
5. Em relação ao trecho
Anápolis/Estrela d’Oeste, não é verdadeira a informação de que não há projeto
para pontes e passagens. Todos os projetos executivos das 69 pontes ou
passagens estão finalizados. 60 deles estão aprovados e os nove restantes, em
fase final de análise. A previsão de conclusão de obras nesse trecho é julho de
2014.
6. Não é verdadeira
também a informação sobre a dragagem do Porto de Santos. Ao contrário do que
diz a matéria, recentemente foi concluída a primeira fase da dragagem de
aprofundamento do canal de acesso e bacias de evolução do Porto. Essa dragagem
amplia o acesso de grandes navios e eleva a capacidade de transporte de carga.
Também foi concluída a implosão das pedras de Itapema e Teffé, além da retirada
do navio Ais Georgis, que contribui para melhorar a movimentação de grandes
embarcações.
7. No Porto de Santos,
de 2002 a 2012, a movimentação de cargas aumentou em 97% e a quantidade de
navios atracados, em 40%.
8. A reportagem não
aborda os benefícios já gerados pelos trechos em operação da Ferrovia Norte-Sul
e omite parte de sua história:
a. De 1987 a 2002 foram
realizados 215 quilômetros da Ferrovia Norte-Sul. A partir de 2003, foram
concluídos 504 quilômetros entre Aguiarnópolis (TO) e Palmas (TO).
b. De 2008 até junho de
2012 já foram transportados quase 9 milhões de toneladas de grãos, minério de
ferro e areia na Ferrovia Norte-Sul.
c. Em 2014, a Ferrovia
Norte-Sul terá 2.255 quilômetro em operação: de Açailândia (MA) até Estrela
D´Oeste (SP).
d. Em complemento,
serão leiloados no segundo semestre de 2013 a concessão para construção e
operação dos segmentos entre Açailândia (MA) e Vila do Conde (PA), fazendo a
ligação da ferrovia ao norte para o Porto de Vila do Conde (PA); e entre
Estrela D´Oeste (SP) – Panorama (SP) – Maracaju (MS) – Paranaguá (PR),
complementando a ligação da ferrovia com portos do sul do país.
e. O PAC marca a
retomada do modal ferroviário no transporte de cargas no Brasil, que manteve
sua malha estagnada até meados de 1996.
f. O PAC representará
uma ampliação da malha ferroviária de 5.050 quilômetros até 2016, muito
superior aos 719 quilômetros de expansão da malha nos 20 anos que o
antecederam. Além da Norte-Sul, destacam-se grandes obras como:
114 quilômetros em
operação da Ferronorte, entre Alto Araguaia (MT) e Itiquira (MT).
146 quilômetros da
Ferronorte, em fase final de obras: Itiquira (MT) e Rondonópolis (MT)
Ferrovia
Transnordestina – 1.728 km
Ferrovia de Integração
Oeste-Leste (FIOL) – Ilhéus (BA) – Barreiras (BA) – 1.022 km
g. Além disso, o
Governo Federal lançou em agosto de 2012 o Plano de Investimentos em Logística
(PIL), que prevê a ampliação da malha ferroviária nacional em mais de 10 mil
km. Os leilões de concessão desses novos segmentos ferroviários estão previstos
para o 2º semestre de 2013.
h. O planejamento de
expansão da malha ferroviária pelo Governo Federal, somando PAC e as concessões
permitirão a sua ampliação em mais de 15 mil km, mais de 50% da malha hoje
existente, 28.700.
Ministério do
Planejamento, Orçamento e Gestão
Ministério dos
Transportes
Secretaria de Portos
Valec Engenharia,
Construções e Ferrovias SA
Em tempo: o Governo
Federal de Cristina K entraria na
Justiça para, com a mesma duração, desmentir, domingo que vem, o que Fantástico
fez:
http://g1.globo.com/fantastico/quadros/brasil-quem-paga-e-voce/noticia/2013/04/deficiencia-estrutural-nos-portos-e-ferrovias-faz-brasil-desperdicar-bilhoes.html
Em tempo2: sobre o tema
“quem paga é voce”, quem paga, em boa parte é o Governo Federal, que enche a
pança da Globo. A Petrobras, inclusive, patrocina a F-1, evento esportivo em
que atletas brasileiros não vencem. (Às vezes, por contrato …)
Em tempo3: quando a
SECOM vai buscar na Globo o BV das inserções do Governo e das estatais ? Por
causa dele, o BV, o Pizzolatto vai em cana ..
Em tempo4: o Farol de
Alexandria cedeu a Ferrovia do Nordeste a Benjamin Steinbruch por um abatimento
no Imposto de Renda. Viva o Brasil ! Até hoje, o grande empreendedor Steinbruch
nao concluiu a obra e vive a pedir “aditivos”…
(*) Ali Kamel, o mais poderoso diretor de
jornalismo da história da Globo (o ansioso blogueiro trabalhou com os outros
três), deu-se de antropólogo e sociólogo com o livro “Não somos racistas”, onde
propõe que o Brasil não tem maioria negra. Por isso, aqui, é conhecido como o
Gilberto Freire com “ï”. Conta-se que, um dia, D. Madalena, em Apipucos,
admoestou o Mestre: Gilberto, essa carta está há muito tempo em cima da tua mesa
e você não abre. Não é para mim, Madalena, respondeu o Mestre, carinhosamente.
É para um Gilberto Freire com “i”.
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