domingo, 20 de fevereiro de 2011

EUA escancara financiamento para oposição venezuelana em 2012

Do Vermelho

Nessa segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011, o presidente Barack Obama apresentou ante o Congresso estadunidense um orçamento de 3,7 trilhões de dólares para 2012. No orçamento trilionário de Obama, encontra-se um financiamento especial para os grupos anti-chavistas na Venezuela.

Por Eva Golinger*, em Adital

A excessiva soma de dinheiro representa o orçamento anual mais alto de toda a história estadunidense. No montante total, encontram-se mais de 670 bilhões de dólares para o pentágono e para as operações militares, cerca de 75 bilhões de dólares para os serviços de inteligência e 55,7 bilhões de dólares para o Departamento de Estado e para a Agência Internacional de Desenvolvimento dos Estados Unidos (USAID).

Pela primeira vez nesses anos, o orçamento do Departamento de Estado destaca um financiamento direto de 5 milhões para os grupos anti-chavistas na Venezuela. Especificamente, o documento detalha, "esses fundos ajudarão a fortalecer e apoiar a sociedade civil venezuelana para proteger o espaço democrático. O financiamento aumentará o acesso à informação objetiva; facilitará o debate pacifico sobre assuntos chave; ministrará apoio às instituições e aos processos democráticos; promoverá a participação cidadã e reforçará a liderança democrática”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário