domingo, 20 de fevereiro de 2011

Nunca antes na história deste país

Economia brasileira cresceu 7,8% em 2010

O Estado de S. Paulo - 17/02/2011

IBC-Br, índice do BC que antecede dados oficiais do IBGE, mostra que a economia teve desempenho estável em dezembro em relação a novembro

A economia brasileira cresceu em torno de 7,8% no ano passado, mas já rodava a um ritmo menor e mais próximo de sua capacidade de expandir sem pressionar a inflação no último trimestre. É o que apontou ontem o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), que fechou o mês de dezembro em 140,6 pontos, praticamente estável ante novembro, já com os ajustes de fatores típicos do período.

O IBC-Br é um indicador antecedente do resultado do Produto Interno Bruto (PIB), que vem sendo divulgado pelo Banco Central desde 2010.

Olhando-se apenas os dados do último trimestre de 2010, o IBC-Br mostra que houve crescimento, na média, de 1,02% ante o terceiro trimestre do mesmo ano. Em termos anualizados, essa taxa representa pouco mais de 4% de alta. Isso evidencia uma aceleração no fim do ano em comparação com o ritmo dos três meses anteriores, quando o crescimento sobre o segundo trimestre foi de apenas 0,3%.

Na comparação com o quarto trimestre de 2009, o IBC-Br apresentou, na média, alta de 5%, taxa abaixo do resultado do ano, que ainda mostra um ritmo de crescimento econômico significativo da economia brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário