Geraldo Alckmin negou haver repasses do governo federal no
metrô de SP, mas o próprio portal de transparência do governo do PSDB desmente
a afirmação de Alckmin.
Portal da Transparência também desmente a versão do
governador paulista
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), negou a
existência de recursos federais nas obras dos trens metropolitanos e do metrô
paulistano, mas acabou contrariado por um estudo e pela consulta aos sistemas
de transparência. “Não tem um centavo do PT em trem e metrô de São Paulo, só
tem críticas e aleivosias como esta”, afirmou o tucano, durante evento no
Palácio dos Bandeirantes.
Questionado sobre o choque entre trens ocorrido na última
quarta-feira próximo à estação Carrão, na zona leste da capital paulista, o
governador criticou estudo divulgado pela bancada do PT na Assembleia
Legislativa mostrando corte de recursos na modernização e na construção de
novas linhas. Para ele, os petistas “pinçam” dados na tentativa de
prejudicá-lo, em episódio que classificou de “baixeza eleitoral” de “quem não
contribui com nada para o sistema metroferroviário”.
A consulta ao Portal da Transparência, porém, desmente a
versão do governador paulista. Segundo a Controladoria Geral da União (CGU),
apenas com vistas à Copa de 2014 serão repassados pouco mais de R$ 1 bilhão do
governo federal. A verba tem como objetivo a construção do monotrilho, que o
governo estadual considera como uma extensão dos sistemas de trens e metrô.
O próprio portal de transparência do governo do PSDB desmente
a afirmação de Alckmin. O convênio 610977, firmado em 2007 entre o Ministério
das Cidades e o Palácio dos Bandeirantes, repassou R$ 271 milhões à Companhia
do Metropolitano de São Paulo, o Metrô. O objetivo foi o prolongamento da Linha
2 – Verde, em especial para a construção entre os bairros Ipiranga e Vila
Prudente, na zona leste. Este é, aliás, um dos maiores contratos firmados nos
últimos 16 anos entre as gestões federal e do estado.
Segundo a bancada do PT na Assembleia, que consolidou e
atualizou os repasses feitos de 1995 a 2011, os governos de Luiz Inácio Lula da
Silva e de Dilma Rousseff, ambos do PT, enviaram ao sistema de trens e metrô R$
15,2 bilhões nos últimos nove anos. Por outro lado, entre 1995 e 2002 o então
presidente Fernando Henrique Cardoso, do PSDB, assinou contratos no valor de R$
4,6 bilhões.
Acidente
Em conversa com jornalistas após evento no palácio, Alckmin
minimizou o acidente, que deixou ao menos 47 feridos, enfatizando que se trata
de um módulo de transporte responsável por transportar 5 milhões de passageiros
ao dia. “Quero destacar que o metro é um sistema seguro, transportamos 11
bilhões de passageiros nos últimos dez anos”, afirmou. “A investigação está em
curso ainda, vamos aguardar, mas provavelmente não foi falha humana, foi uma
falha técnica do sistema. Isso está sendo averiguado com enorme
responsabilidade.”
Ontem (16), ao visitar o local do acidente, o secretário
estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes,atribuiu o número
elevado de feridos ao comportamento dos passageiros. “A velocidade era baixa,
semelhante à velocidade de quando os trens engatam. Algumas pessoas só se
machucaram porque estavam distraídas”, afirmou.
Rede Brasil Atual
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