domingo, 28 de agosto de 2011

REPÓRTER DE VEJA É FLAGRADO COMETENDO CRIME


A revista Veja faz jornalismo de esgoto, qualquer cidadão com inteligência mediana sabe disso. Cometem crimes tipifacos no Código Penal porque entre outras coisas, difamam e caluniam a quem desejam e a quem não faça parte de seu pútrido círculo de influência e corrupção.

A Editora Abril em geral, pelo que se nota de suas publicações, pouco se dá à decência, à honestidade e à moralidade. Uma semana lendo os absurdos escritos por Reinaldo Azevedo e a certeza disso passa a ser cristalina.

Há muito que o jornalismo praticado pelo grupo dos Civita não é levado à sério mesmo pela maioria dos jornalistas com alguma ética profissional. São tidos no meio como operários menores e mal pagos de uma organização criminosa que achincalha a todos que destoam do que ela entende por correto. Ser jornalista empregado na Veja passou a ser sinônimo de gente sem escrúpulo, que normalmente não é convidada para nada, nem pra feijoada de sábado no bar da esquina.

Mas a publicação ser arvora como paladina da decência nacional. Obviamente a maioria das coisas "corretas" pregadas por Veja coincidem com aquelas que lhes dão mais dinheiro e poder. E normalmente essas coisas não são as mesmas que combinam com democracia e legalidade, nem combinam, especialmente, com o que é bom para a população em geral. Veja vem cometendo crimes já há algum tempo, só que até agora, ninguém ainda havia sido pego em flagrante delito.

Mas isso terminou. O repórter da publicação foi apanhado em pleno ato criminoso em um hotel em Brasília, quando pretendeu invadir o quarto do ex-Ministro José Dirceu para alí plantar provas de um futuro crime, do qual gostariam de lhe acusar. O jornalista foi surpreendido pela camareira e expulso pela direção do hotel. Depois, a própria instituição promoveu a lavratura de Boletim de Ocorrência na delegacia de polícia.

Claro que ainda haverá quem defenda Veja e seus métodos insanos de propagação de mentira e calúnia. Dirceu pode até não ser o mais ilibado dos homens, pode ter lá sua bela quota de corrupção ou conivência, mas ficou claro que Veja pretendia acusá-lo de alguma coisa que ele não fez. Isso por sí, desmoraliza não só a famiglia Civita, como toda a imprensa brasileira que também criminosamente, não fala um "a" a respeito do fato. Escondem o ocorrido como se não fosse aqui. A mesma imprensa que, envergonhada e cabisbaixa, foi obrigada a noticiar há poucas semanas, sobre a organização criminosa inglesa liderada por Rupert Murdoch, que fazia a mesma coisa que Veja faz no Brasil.

Mas se engana quem acredita que Veja faça isso somente com petistas. Não, não. Ela faz o mesmo com muita gente menor e sem poder. Não são poucos os desmentidos publicados nos blogs alternativos, em razão de coisas que Veja publicou, distorceu e inventou, que só serviam a seus doentios interesses.

Vale a pena lembrar que se houvesse o tal Conselho Federal de Jornalismo, um órgão regulador da classe (igual ao CRM, OAB e outros), como propôs a anos o sindicato dos jornalistas, o repórter criminoso Gustavo Nogueira, seria expulso, além de responder pela ação penal do crime cometido.
Mas claro que no Brasil criar um órgão regulador da imprensa não vai acontecer. A população em geral ainda não se deu conta que está dormindo com o inimigo e que esses senhores que invadem nossas casas (sem trocadilho) pela tv ou pela mídia impressa não estão nem aí para a verdade dos fatos. Querem apenas a manipulação que os leve ao dinheiro e ao olimpo social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário