domingo, 14 de agosto de 2011

Lula defende constituinte exclusiva para reforma política

Ricardo Galhardo, iG São Paulo

Digo sem medo de errar:só uma constituite exclusiva pode melhorar o Brasil.Mas, diferentemente de Lula, a constituinte tem que ser geral, não só para o caso isolado de reforma política.Há de mudar a forma de nomeação para os cargos do STF, TCE, TCU.Tem de mudar o monopólio da mídia. Tem de mudar a questão relacionada ao trabalho escravo, reforma agrária, saúde, educação, segurança, meio ambiente, seguridade social, garantias constitucionais, reforma política-eleitoral, etc.

Em reunião com representantes das centrais sindicais, nesta sexta-feira, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou pessimismo em relação às iniciativas para a reforma política em curso no Congresso e defendeu a realização de uma constituinte exclusiva para tratar do assunto.

Segundo participantes da reunião, Lula disse que existem muitas posições divergentes no Congresso, inclusive entre partidos da base aliada ao governo Dilma Rousseff. “Ele disse que se deixar do jeito que está a tendência é que não tenha reforma nenhuma ou então uma reforma que não atenda aos anseios da sociedade”, disse o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), presidente da Força Sindical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário