O país precisa que nos engajemos todos nesse debate...
Lançada pelo PT, a hora é de nos engajarmos, todos, na campanha nacional que o partido começou a fazer em defesa da reforma política. A sociedade está convidada e convocada a participar do debate e, para tanto, o partido vai confeccionar 100 mil panfletos e cartilhas em defesa, dentre outros pontos, do financiamento público da campanha, do voto em lista, da cota para mulheres no Poder Legislativo e do aumento no número de referendos e plebiscitos.
Vamos discutir, e com maior intensidade agora, por exemplo, a proposta do relator da Comissão da Reforma instalada na Câmara, deputado Henrique Fontana (PT-RS), de instituição do voto proporcional misto no nosso sistema eleitoral. Ele vai apresentar seu anteprojeto na próxima 4ª feira.
A proposta de Fontana enseja uma excelente discussão: sugere que para o Parlamento o eleitor vote duas vezes, uma num partido ou coligação e outra num candidato, que pode ser de outra sigla. A distribuição das vagas no Legislativo será, assim, alternada entre os mais votados de cada aliança e a ordem da lista pré-determinada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário