sábado, 23 de abril de 2011

Campanha “Banda larga é um direito seu!"



O Brasil está em um momento chave nas discussões de políticas para banda larga. Ministério das Comunicações e Anatel negociam com as empresas de telecomunicações as condições para implementação do Plano Nacional de Banda Larga, e os contratos das empresas de telefonia serão renovados até o final de junho.
Frente a esse quadro, a sociedade civil se organiza. No dia 25, será lançada em cinco capitais a campanha “Banda Larga é um direito seu! Uma ação pela banda larga barata, de qualidade e para todos”. Ao mesmo tempo, 41 entidades divulgaram texto em que criticam a negociação do governo com as empresas de telecomunicações.
Lançamento nacional ocorrerá em São Paulo, Rio de Janeiro, Campo Grande, Salvador e Brasília. Campanha tem como lema a internet barata, de qualidade e para todos.
A banda larga no Brasil é cara, lenta e para poucos, e está na hora de pressionar o poder público e as empresas para essa situação mudar. O lançamento do Plano Nacional de Banda Larga em 2010 foi um passo importante na tarefa necessária de democratizar o acesso à internet, mas é insuficiente. O modelo de prestação do serviço no Brasil faz com que as empresas não tenham obrigações de universalização. Elas ofertam o serviço nas áreas lucrativas e cobram preços impeditivos para a população de baixa renda e de localidades fora dos grandes centros urbanos.
Enquanto isso, prefeituras que tentam ampliar o acesso em seus municípios esbarram nos altos custos de conexão às grandes redes. Provedores sem fins lucrativos que tentam prover o serviço são impedidos pela legislação. Cidadãos que compartilham sua conexão são multados pela Anatel.

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