domingo, 24 de abril de 2011

"Você é o nosso chefe", disse Bono Vox (U2) para Lula




O U2 encerrou dia 13 de abril sua turnê no Brasil. Com o espetáculo 360º, a banda irlandesa apresentou um mix de sua história musical embalado em muita tecnologia e num manifesto político. Para quem não foi e não viu, ficarão as imagens de Bono Vox com Dilma Rousseff e Lula. Mas as andanças e conversas de Bono pelo Brasil foram muito além disso.

Para quem imagina ser Bono apenas um “presepeiro” em busca de um "selo social", vale informar quem são seus companheiros de viagem, o que buscam, e o teor da sua conversa com o ex-presidente Lula. Quando o U2 viaja em turnê, junto está a ONE, uma das organizações de ação social da qual Bono foi co-fundador, em 2004.

As outras organizações das quais Bono faz parte são a DATA (Dívida, AIDS, Comércio, África), criada em 2002; e a RED, criada e dirigida por Bobby Shriver para arrecadar fundos com a venda de produtos. O dinheiro é destinado ao combate à tuberculose, AIDS e malária.

O CEO, o grande executivo da ONE, aquele senhor de óculos e barba rala que aparece em uma ou outra foto, é Joshua A. Bolten. Este cidadão, que toca a banda social de Bono na ONE, trabalhou por 6 anos na Casa Branca, diretamente com o presidente dos EUA, George Bush, o Júnior.

Joshua Bolten dirigiu a Administração e o Orçamento da Casa Branca de 2003 a 2006 e foi Chefe de Staff na sede do governo entre 2006 e 2009. Sim, Joshua trabalhou com Bush Júnior, aquele dos poderosos lobbies. E foi esse o motivo, lobby (valendo o sentido norte-americano do termo) que levou Bono a trazer Joshua para a ONE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário