sábado, 25 de junho de 2011

Nível de ocupação bate recorde em maio, mostra IBGE

Rafael Rosas | Valor

O nível da ocupação em maio atingiu 53,6% nas seis regiões metropolitanas analisadas pela Pesquisa Mensal de Emprego (PME), divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado é o melhor para um mês de maio desde o início da série histórica, em março de 2002.

Outro recorde foi obtido no nível médio de ocupação nos cinco primeiros meses do ano, que atingiu 53,3%. O nível da ocupação é a fatia que a população ocupada representa dentro da população em idade ativa.

"O nível da ocupação aponta que [o mercado de trabalho] não está dando passo atrás. Está devagar, mas indo à frente", frisou o gerente da PME, Cimar Azeredo.

O técnico do IBGE minimizou ainda a estabilidade na criação do emprego com carteira assinada no setor privado. Em maio a variação foi de apenas 1 mil trabalhadores formais a mais dentro da população ocupada em relação a abril. Azeredo ressaltou que, na comparação com maio do ano passado houve crescimento de 6,7%, ou 676 funcionários formais a mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário