sábado, 11 de junho de 2011

O BELO EXEMPLO DOS PERUANOS

Delúbio Soares(*)

“Os peruanos derrotaram a volta da ditadura e demonstraram sua firme opção pela democracia” (Mário Vargas Llosa)

Com trinta milhões de habitantes, cerca de doze milhões deles vivendo em condições consideradas abaixo da linha da pobreza, o Peru é, paradoxalmente, um dos países mais ricos da América Latina: seu subsolo tem reservas imensas de ouro, prata e cobre; sua indústria pesqueira é uma das mais desenvolvidas do mundo; a maior parte de seu solo é de imensa fertilidade e projetos agrícolas tem apresentado altíssimo retorno; o potencial turístico é imenso, ainda que explorado em escala tímida, e a exuberante biodiversidade das três distintas regiões (o litoral, o altiplano andino e Amazônia) é invejável.

Os peruanos não deixaram de passar pelos mesmos dramas institucionais e conflitos políticos enfrentados porrigorosamente todos os países de nosso sofrido e promissor continente, protagonizando sempre uma belíssima história de lutas, enfrentamentos, derrotas ou vitórias. E, recomeços.

Há quinze mil anos foram a sede do Império Inca, que unificou culturas diversas a partir do século XII da Era Cristã. Construiram uma sociedade das mais interessantes, com avançada arquitetura para a época, sólida cultura e valores respeitados por seus cidadãos. O dominador espanhol chega por volta de 1532, sob a liderança de Francisco Pizarro, e destrói, com requintes de crueldade, toda aquela belíssima civilização, então sediada onde hoje se encontra a bela e histórica cidade de Cuzco. Logo em seguida, descendo os Andes em direção ao Oceano Pacífico, Pizarro funda a “Ciudad de Los Reyes”, e nasce Lima, hoje com mais de oito milhões de habitantes e uma das maiores e mais fervilhantes metrópoles de toda a América.

Nenhum comentário:

Postar um comentário