domingo, 25 de setembro de 2011

Diap coloca João Paulo entre os mais influentes do Congresso Nacional

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal (CCJ), deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP) é um dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. A informação foi divulgada na sexta-feira, 16, pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), por meio da lista "Cabeças do Congresso".

João Paulo é classificado como um dos principais articuladores do Legislativo. “Estar na lista do Diap é uma honra que aumenta ainda mais a responsabilidade que tenho com a sociedade e meus pares. Como presidente da CCJC, tenho procurado dar celeridade aos trabalhos, sem jamais deixar de analisar e ponderar todos os detalhes envolvidos. Quero agradecer a todos que me auxiliam no mandato e na CCJC, pois sem essas pessoas não seria possível fazer um trabalho de qualidade e estar entre os mais importantes do Congresso”, afirmou o deputado.

O Partido dos Trabalhadores (PT) também voltou a ser destaque, tendo a maior quantidade de parlamentares na lista. Dos 100 parlamentares que estão no documento, 27 são petistas (10 senadores e 17 deputados). Na sequência aparecem o PMDB (14), PSDB (13), PDT (10), DEM (9), PCdoB (7), PTB (5), PSB (4), PPS (3), PR (3), PSOl (2), PV (2) e PP (1).

O DIAP avaliou os parlamentares segundo cinco tipos de “habilidades” no âmbito do processo legislativo: debatedores; articuladores/organizadores; formuladores; negociadores e formadores de opinião. A lista é parte da publicação “Os Cabeças do Congresso Nacional”, editada pelo DIAP desde 1995, na qual também figura a relação dos “parlamentares em ascensão”, categoria incluída no levantamento a partir de 2001. Entre os 50 congressistas em ascensão neste primeiro ano da legislatura 2011-2015, onze são petistas, representando 22% da lista.

Definição

Os “Cabeças do Congresso Nacional” são, na definição do DIAP, aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades aqui descritas. Entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo, destacamos a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber idéias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão. Enfim, é o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo.

O que são os Articuladores?

São parlamentares com excelente trânsito nas diversas correntes políticas, cuja facilidade de interpretar o pensamento da maioria os credencia a ordenar e criar as condições para o consenso. Muitos deles exercem um poder invisível entre seus colegas de bancada, sem aparecer na imprensa ou nos debates de plenários e comissões. Como interlocutores dos líderes de opinião, encarregam-se de difundir e sustentar as decisões ou intenções dos formadores de opinião, formando uma massa de apoio à iniciativa dos dirigentes dos grupos políticos a que pertencem. Normalmente, têm livre acesso aos bastidores, ao poder institucional e alto grau de fidelidade às diretrizes partidárias ou ideológicas do grupo político que integram. Não são necessariamente eruditos, intelectuais, mas possuem instinto político e o dom da síntese.

Confira a relação dos petistas incluídos entre os “Cabeças do Congresso” e os em ascensão.

Deputados
André Vargas (PR) - debatedor
Arlindo Chinaglia (SP) - negociador
Cândido Vaccarezza (SP) - negociador
Dr. Rosinha (PR) - debatedor
Fernando Ferro (PE) - formulador
Gilmar Machado (MG) - formulador
Henrique Fontana (RS) - debatedor
João Paulo Cunha - articulador
José Guimarães (CE) - articulador
Marco Maia (RS) - articulador
Nelson Pellegrino (BA) - debatedor
Paulo Teixeira (SP) - negociador
Pepe Vargas (RS) - formulador
Odair Cunha (MG) - articulador
Sérgio Barradas Carneiro (BA) - articulador
Ricardo Berzoini (SP) - debatedor
Vicentinho (SP) - debatedor

Senadores
Delcídio Amaral (MS) - articulador
Eduardo Suplicy (SP) - formador de opinião
Humberto Costa (PE) - articulador
Jorge Viana (AC) - articulador
José Pimentel (CE) - formulador
Marta Supliciy (SP) - articuladora
Lindberg Faria (RJ) - debatedor
Paulo Paim (RS) - formulador
Walter Pinheiro (BA) - negociador
Wellington Dias (PI) - formulador

Em ascensão
Amauri Teixeira (BA)
Benedita da Silva (RJ)
Carlos Zarattini (SP)
Cláudio Puty (PA)
Fátima Bezerra (RN)
Jilmar Tatto (SP)
Policarpo (DF)
Reginaldo Lopes (MG)
Rogério Carvalho (SE)
Rubens Otoni (GO)
Rui Costa (BA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário