ESPERA DE TEUS FILHOS, AQUILO QUE FIZERES AOS TEUS PAIS.
Tales de Mileto
O Brasil tem 20 milhões de idosos (Censo IBGE – 2010) o que corresponde a 10% de sua população, e, até 2050, segundo projeção da ONU esse percentual será de 22%, o que mostra o caminho do envelhecimento de nossa gente.
Muitos avanços foram feitos nos últimos anos, o ESTATUTO DO IDOSO que hoje comemora seu 8º. ANIVERSÁRIO é um exemplo disso, mas, ainda há muito por se fazer, no sentido de dar aos idosos a atenção e o reconhecimento que lhes faz justiça e o respeito a que tem direito.
É preciso pensar na questão da vida social do idoso, e, repensar a estrutura de atendimento a sua saúde. Com as mudanças na concepção de “família”, cresce o número de idosos solitários. Outro problema grave é a falta de uma estrutura urbana que leve em conta as limitações da pessoa idosa. Nem os transportes ou as vias públicas levam em conta isso.
Nas residências ainda é incipiente a montagem de mobiliário apropriado (rampas, corrimões, ausência de tapetes) que evitem as quedas e auxiliem a locomoção.
Pobre de um país que abre mão de usufruir de experiência e das “rugas”, marcas do passado, que ajudaram a construir o presente, e não dá a seus velhos a reciprocidade de carinho e amor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário