domingo, 12 de fevereiro de 2012

João Paulo comemora os 32 anos do PT ao lado da presidente Dilma e da militância

“Tive o prazer de ajudar a fundar o Partido dos Trabalhadores e agora tenho o prazer de participar do seu 32º ano. É uma vida e toda vida exige um balanço em determinados momentos, com a definição de novos desafios. O PT tem o desafio de mudar o Brasil para melhor e o desafio de ser exemplo para o mundo”. Foi o que disse o deputado João Paulo Cunha (PT-SP), ao participar da comemoração pelos 32 anos do Partido dos Trabalhadores, na noite de sexta-feira, 10 de fevereiro, em Brasília.

Com o auditório do centro de eventos Brasil 21 totalmente lotado, o deputado comemorou ao lado das principais lideranças do PT, com destaque para a Presidente da República, Dilma Rousseff, os ex-presidentes da sigla, ministros, senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos, entre outros. João Paulo destacou a experiência do partido e a necessidade de constante adaptação para que o PT mantenha sua trajetória de mudanças e crescimento no Brasil.  “A experiência de partido como o nosso, no mundo, fica cada dia mais rara, mais difícil de encontrar. Então, nossa experiência partidária precisa sofrer um novo processo de invenção, de organização, para adquirir vitalidade e apresentar isso não somente para as novas gerações, mas como experiência de partido para o mundo”, disse.

A presidenta Dilma Rousseff foi saudada com o entusiasmo da militância que cantava “olê, olê, olá, Dilma, Dilma”. A presidenta destacou que “cada encontro com a militância do PT é também um encontro com as lutas do povo brasileiro” e lembrou a trajetória do PT, ressaltando a diversidade da composição do partido, que segundo ela, “tem sido um estuário das velhas e novas tradições de luta” e que conseguiu reunir os que resistiram à ditadura militar, sindicalistas, ativistas de direitos humanos, entre outros. Dilma reafirmou que o maior compromisso de seu governo é erradicar a miséria e garantir mais oportunidades aos brasileiros pobres.

Um dos pontos altos da solenidade foi a carta enviada pelo ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva aos militantes do partido. Lida pelo presidente do PT, Rui Falcão, a mensagem do ex-presidente rememorou a trajetória do PT, seus feitos, agradeceu a militância e destacou a participação da legenda no processo que levou à redemocratização do país e o “modo petista de governar” que, segundo ele, tem transformado o país.

“Nosso projeto transformador, hoje sob liderança de Dilma, segue de vento em popa. Além de consolidar as conquistas do período precedente, ela também está dotando o país de novos objetivos estratégicos, metas econômicas, políticas sociais e culturais, que pavimentam o caminho para o futuro”, disse o ex-presidente. Lula não pode comparecer à comemoração porque está em fase final de tratamento de um câncer na laringe.

O presidente Ruy Falcão também destacou a importância da militância na história do PT e conclamou os filiados a atuarem firmes nas campanhas eleitorais deste ano. Segundo ele, o partido vai trabalhar para continuar com o que tem, reconquistar o que perdeu e ganhar novos espaços nas eleições municipais.

A comemoração dos 32 anos do PT  homenageou o primeiro filiado do partido, Apolônio de Carvalho, que completaria 100 anos esta semana. O público assistiu um vídeo com a trajetória do fundador e a presidenta Dilma, acompanhada pelo presidente do PT, saudou a viúva Renée de Carvalho, e prestou homenagens a família do militante.

Com informações do PT nacional e da Agência Brasil

Fotos: Assessoria do deputado João Paulo Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário