sábado, 14 de maio de 2011

Lula e o encontro com os catadores


Lula e os catadores no Instituto Cidadania

Não foi só com os executivos da Ambev que Lula se reuniu nesta semana. Na quarta-feira, 11, o ex-presidente recebeu cinco catadores no Instituto Cidadania, na capital paulista. Estiveram presentes lideranças do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR). “Fizemos um balanço de todas as ações nos oito anos de governo Lula”, diz Severino Lima Junior, que participou do encontro. Morador de Natal (RN), Severino trabalhava num lixão da cidade. “Agradecemos as ações que foram feitas pelos catadores, tão marginalizados”, afirma.

O ex-presidente Lula se comprometeu a participar da Expocatadores 2011, que será realizada nos dias 9, 10 e 11 de novembro. Os representantes também pretendem convidar a presidente Dilma para o evento, assim como para o Encontro de Mulheres Catadoras, que vai acontecer ente 7 e 9 de junho em Curitiba (PR).

A Expocatadores deste ano será especial para o MNCR, pois o movimento completará 10 anos. Segundo Severino, diversas ações fizeram com que a categoria avançasse muito em qualidade de vida e autoestima. “Houve o reconhecimento profissional, o fortalecimento das cooperativas, o acesso a políticas públicas”, afirma. “Nesses oito anos conseguimos capacitar mais de 50 mil catadores. Queremos dobrar esse número.”

Hoje o movimento estima que existam entre 800 mil e 1 milhão catadores de material reciclável. Apenas de 5 a 10% estão organizados em cooperativas e associações. Os demais trabalham em lixões e nas ruas.

Leia mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário