sábado, 14 de maio de 2011

Público de verdade



Ministro Alexandre Padilha defende recursos maiores e mais bem aplicados para a saúde. Ele acredita que o crescimento do país será generoso com a área

Por: Oswaldo Luiz Colibri Vitta e Marilu Cabañas
 
Alexandre Padilha: "O SUS é público, sou totalmente contrário a qualquer tipo de discriminação em leitos públicos" (Foto: Elza Fiúza/ Agência Brasil)
Em entrevista à Rádio Brasil Atual, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, falou sobre investimento e financiamento no setor, formação de médicos e os desafios para a consolidação do SUS. A convite da rádio, outras pessoas fizeram perguntas ao ministro.

Nós fizemos uma série chamada Ferida Aberta, que mostrou problemas na gestão do Sistema Único de Saúde em São Paulo. Como o senhor vê o caos no SUS em algumas cidades?

O Sistema Único de Saúde faz parte da história da conquista da democracia. Estamos completando 22 anos da existência do SUS, que foi um projeto de inclusão social. E vamos lembrar que, antes de ele existir, quem não pagava a Previdência ou algum plano de saúde não tinha nenhum tipo de assistência médica integral no Brasil. Esses 22 anos são uma história de sucesso, mas também de muitos desafios pela frente, ainda. O sucesso vem do fato de termos construído um sistema que é um dos maiores sistemas nacionais e mais faz transplantes públicos totalmente gratuitos no mundo. Cobre 100 milhões de pessoas, faz 3,5 milhões de consultas por ano, 11 milhões de internações, mas ainda tem vários desafios. Todas as pesquisas mostram que a grande reclamação das pessoas em relação ao SUS é exatamente o tempo de espera, a demora no atendimento, a baixa qualidade no atendimento, seja no centro de saúde, seja na atenção hospitalar, no pronto-socorro, na internação hospitalar, entre outras situações. Nossa grande obsessão e prioridade é fazer um conjunto de ações das secretarias estaduais e municipais para garantir às pessoas o acesso em tempo adequado e com qualidade. Nenhum gestor pode se contentar com a situação da saúde no Brasil hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário