domingo, 3 de julho de 2011

Dilma diz que Mercosul precisa de ‘mecanismos’ contra importados

João Fellet - Enviado especial da BBC Brasil a Assunção

Dilma espera aprovação de medidas durante Presidência do Uruguai no Mercosul
A presidente Dilma Rousseff disse nesta quarta-feira no Paraguai que o bloco deve adotar medidas para evitar que países afetados pela crise econômica global busquem, no Mercosul, compradores para “produtos para os quais não encontram mercado no mundo rico”.

"Precisamos de mecanismos comunitários para reequilibrar essa situação", disse Dilma em discurso durante a 41ª cúpula do Mercosul, em Assunção.

MercosulMercosul chega aos 20 anos com plano de expansão e temor de 'invasão comercial'Mercosul quer a adesão da Bolívia e Equador, diz PatriotaTópicos relacionadosBrasil, América Latina, EconomiaSegundo ela, o Mercosul deve assegurar que seus mercados sirvam de estímulo "ao nosso crescimento, agregar valor aos nossos produtos".

A presidente afirmou que o Brasil encaminhou à Comissão de Comércio do bloco uma proposta que visa atender a essa preocupação e que espera a aprovação das medidas durante a Presidência temporária do Uruguai no Mercosul, iniciada nesta quarta-feira e com duração de seis meses.

Na terça-feira, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, já havia defendido a adoção de medidas para impedir que os mercados sul-americanos "sejam invadidos por produtos de países que não têm para quem vender".

Ele afirmou que a proposta visa responder à postura tanto dos Estados Unidos e da União Europeia quanto de países asiáticos, que tradicionalmente exportam para europeus e americanos, mas, devido à crise nessas regiões, têm buscado com avidez os mercados sul-americanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário