A literatura tomou as ruas de Osasco no desfile de 7 de Setembro, organizado pela secretaria de Educação do município em parceria com o Instituto Ciência Hoje. Este foi o sexto ano em que a cidade celebrou a data de forma temática. “Hoje, comemoramos a Independência com um olhar contemporâneo, com passos firmes e rumo a um futuro mais seguro e justo. Por meio da literatura, podemos conhecer melhor nossa verdadeira história e isso é fundamental para quem realmente quer construir um país sem desigualdade. Estou muito feliz com este grande ato”, comentou o deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP), um dos convidados para a comemoração cívica.
Intitulado “Literatura: Arte em Palavras – Seduzindo Corações e Mentes”, o desfile abordou a literatura oral, romance, mitos e lendas, cordel, teatro, entre outros. Toda pesquisa foi feita por alunos dos 4os anos e 4as séries do ensino fundamental (EMEF’s), orientados por professores e gestores que foram contemplados com uma forte ação formativa, na qual foram selecionados 152 títulos para distribuição de 23 mil livros aos 14 mil estudantes das EMEF’s do município.
Além disso, entre julho e agosto, os alunos e professores tiveram a oportunidade de conversar diretamente com escritores, cartunistas, ilustradores, todos ligados de alguma forma ao universo infantil, como Ana Maria Machado, Elvira Vigna, Ferrez, Eva Furnari, Marina Colassanti, Laerte, Bartolomeu Campos de Queirós, Lucia Hiratsuka, e Sérgio Caparelli, entre outros, num total de 36 autores.
“Atingimos o objetivo do evento. As crianças se envolveram em todo processo e tenho certeza que a partir desse projeto elas irão valorizar ainda mais o livro”, disse Mazé Favarão, secretária de Educação de Osasco.
O desfile foi iniciado com o prefeito Emidio de Souza e o coronel Cássio Soares, comandante do Policiamento de Área Metropolitana 8 (CPA/M-8), passando a tropa em revista. Em seguida, eles se juntaram às demais autoridades no palanque para acompanhar o desfile, aberto pela banda do CPA-M/8, seguida pelos efetivos do Exército, PM e Guarda Civil Municipal.
Depois, foi a vez das viaturas também do Exército, da Polícia, do Corpo de Bombeiros, da GCM, da Base Móvel do Protejo, da Defesa Civil (que trouxe à avenida seus cães) e das ambulâncias do Samu. Passaram ainda, pela avenida, a JUCO, a Corporação Musical Santo Antônio, a Ordem dos Emancipadores de Osasco (OEO) e a UAPO (União dos Aposentados e Pensionistas de Osasco).
A partir daí, os mais de 10 mil alunos da rede municipal de ensino puderam mostraram ao público um grande acervo deixado por ilustres escritores como Machado de Assis, Manoel Bandeira, Monteiro Lobato, José de Alencar, Ziraldo, entre outros. Além de fazer uma viagem no tempo desde antes da escrita retratando a origem da civilização, manifestações pictóricas baseadas nas pinturas e desenhos nas paredes de cavernas, a tecnologia do papiro, a invenção do papel até os dias atuais com a criação dos computadores, notebook e enfim os tablets.
Depois das escolas da rede municipal de ensino, foi a vez de desfilarem a Fundação Bradesco, grupos de escoteiros, Associação União Taisan de Kung Fú, ACM, Fito, EE Antônio Raposo Tavares, EE Armando Gaban, EE Profº José Maria Rodrigues Leite “Campesina”, Colégio Nossa Senhora dos Remédios, Clube dos Desbravadores, Clube dos Aventureiros, Associação de Judô Kenshin , Acenbo, fanfarra Dragões de Osasco (da Secretaria Municipal de Educação), Projeto Equoterapia (da rede municipal de ensino), Clube dos Cavaleiros de Osasco e Motoclubes da cidade.
Escritores como Carlos Moraes, Adriano Messias, Cris Felicíssimo, André Vianco, Mara Monteiro, Vera Godoy e Carmen Lúcia Campos prestigiaram o evento. Carmen ainda desfilou com a Emef Dr. francisco manuel Lumbrales de Sá Carneiro. “O projeto é maravilhoso, a começar pelo seu preparo. Estar com essas crianças foi muito mágico”, disse.
O prefeito Emidio, que não perdeu um minuto do desfile, falou da importância deste ato. “Nossos desfiles têm um diferencial muito grande, além de exercer o lado cívico ele amplia o conceito de cidadania.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário