O secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Bráulio Dias, foi nomeado como secretário-executivo do Secretariado da Convenção sobre Diversidade Biológica das Nações Unidas. A nomeação foi feita hoje (20) pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.
“É uma honra para mim ocupar esse cargo. É um reconhecimento dos avanços da agenda da biodiversidade no Brasil, mostrando um país que tem liderança e experiências relevantes”, afirmou Bráulio Dias no Palácio do Planalto.
Ele explicou que os objetivos da Convenção são a conservação, o uso de forma sustentável e a participação das comunidades locais nos benefícios gerados pela biodiversidade. O desafio, acrescentou, é ampliar a cooperação Sul-Sul e levar a experiência brasileira para as iniciativas adotadas no plano internacional.
“O mundo inteiro está de olho no Brasil, país número um em biodiversidade.”
Segundo a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, a presidenta Dilma Rousseff reconheceu a importância, para o Brasil, da nomeação de Bráulio Dias para o cargo na ONU.
“Vinte anos depois da Rio 92, quando foi instituída a Convenção sobre Diversidade Biológica, um brasileiro assume a secretaria-executiva. É uma sinalização, não só dos belos resultados do Brasil na agenda da biodiversidade, mas do reconhecimento da liderança que o país vem exercendo”, disse a ministra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário