domingo, 21 de outubro de 2012

Lula põe o pé na estrada

Ex-presidente vai a dez comícios em semana decisiva. Em São Paulo, apenas um

Na semana decisiva do segundo turno, o ex-presidente Lula vai subir em dez palanques em apoio a candidatos petistas pelo País. Está previsto apenas um comício em São Paulo, onde o candidato do PT, Fernando Haddad, abriu vantagem de 20 pontos (excluidos os votos nulos e brancos), sobre o concorrente do PSDB, José Serra, segundo o Ibope.

 Até a próxima quinta-feira (25), Lula viaja 5,6 mil quilômetros e, além de São Paulo, percorre três estados do Nordeste na reta final da campanha. Considerando o tempo médio de seus discursos no primeiro turno, ele deve falar 160 minutos.

A maratona começou ontem com dois comícios no ABC paulista: às 16h, em Santo André, com o petista Carlos Grana; e às 18h em Mauá, com o candidato Donizete Braga. Hoje, o ex-presidente vai a Campinas em apoio ao petista Márcio Pochmann e, no retorno, discursa em apoio a Fernando Haddad, na capital.

A maratona prossegue amanhã, com comício de apoio ao candidato do PT em Diadema, Mário Reali, e na segunda-feira, no palanque de Sebastião Almeida (PT), em Guarulhos.

A viagem ao Nordeste começa na terça-feira, com o deslocamento a Fortaleza (CE), em apoio ao candidato Elmano de Freitas.

No mesmo dia, Lula segue para João Pessoa (PB), na campanha de Luciano Cartaxo.

 Na quarta-feira, o destino é Salvador (BA), para ajudar o petista Nelson Pelegrino.

 O último comício do ex-presidente está agendado para a quinta-feira em Taubaté, no Vale do Paraíba, com Isaac do Carmo. Em São Paulo, Taubaté foi a única dessas cidades em que Lula não esteve no primeiro turno.

A presença do ex-presidente é reclamada também em Cuiabá (MT) e Vitória da Conquista (BA), onde o PT tem candidatos no segundo turno, e, ainda, em Jundiaí, cidade paulista na qual o partido apoia o aliado Pedro Bigardi, do PCdoB. Lula chegou a pedir à sua assessoria que incluísse as três cidades na agenda, mas não havia espaço.

Dilma sobe em 3 palanques

A presidente Dilma Rousseff também vai reforçar as campanhas de candidatos petistas neste segundo turno. Depois de ir a Salvador, onde pediu votos para Nelson Pelegrino ontem, ela vai hoje a São Paulo no comício de Fernando Haddad.

Está prevista também uma viagem na segunda-feira para Manaus, onde ela sobe no palanque da candidata do PCdoB, Vanessa Grazziotin.

Dilma gravou mensagens de apoio a candidatos do PT e aliados, que serão exibidas na propaganda eleitoral.

Lula não poupa esforços para eleger Fernando Haddad. Além de ter atuado ativamente durante toda a campanha, costurando alianças políticas, o ex-presidente também atua nos bastidores, atraindo o apoio de artistas e intelectuais, entre o eles o rapper Mano Brown, dos Racionais MC"s.

A expectativa é que Brown participe, ao lado de outros artistas, de um grande encontro com representantes do meio cultural na próxima quinta-feira, na Casa de Portugal.Para ter Brown, considerado uma voz influente na periferia, Lula, que telefonou para o rapper para intermediar o encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário