domingo, 3 de julho de 2011

Lula na União Africana injeta ânimo na juventude e aponta rumos de políticas mundiais e Brasil-África

O presidente Lula, participou da 17º Sessão da Assembleia-Geral da União Africana na manhã desta quinta-feira, em Malabo, Guiné Equatorial. Lula representou oficialmente a delegação brasileira e a presidenta Dilma Rousseff.

Em seu discurso injetou ânimo, esperança e fé na juventude (tema do encontro), e no papel dos jovens como força transformadora progressista e que carrega os melhores ideais humanitários. Também reafirmou nossas posições, brasileiras e africanas, em prol de um mundo mais justo, com novos rumos nas políticas mundiais.

Segue a íntegra do discurso:

Quero saudar Excelentíssimo Senhor Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, Presidente da Guiné Equatorial e da União Africana e ao fazê-lo saúdo todos os Chefes de Estado e de Governo e as autoridades aqui presentes.

É uma honra estar presente nessa Décima Sétima Assembleia Geral dos Chefes de Estado da União Sul Africana, que abordará um tema de caráter estratégico: a integração da juventude ao processo de desenvolvimento sustentável. Estou aqui como convidado e também representando o Brasil e a Presidenta Dilma Rousseff, que sabe da importância desse encontro, pela relevância do tema escolhido e por abrir mais uma oportunidade para estreitar as relações entre a África e o Brasil.

Inicialmente, quero agradecer o apoio dos países africanos ao processo que permitiu a eleição do meu ex-ministro da Segurança Alimentar, José Graziano, para o cargo de Diretor Geral da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação.

Essa foi uma reafirmação da cooperação Sul-Sul, essencial para combater a insegurança alimentar que ainda afeta quase um bilhão de pessoas em todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário