domingo, 8 de maio de 2011

Entenda como são eleitos os representantes do Poder Legislativo no Brasil

Júlia Dias Carneiro - Da BBC Brasil no Rio de Janeiro

Deputados e senadores são eleitos por sistemas distintos de voto
Os sistemas eleitorais no Brasil são diferentes do britânico, mas as propostas de reforma política em debate no país sugerem, entre outros, modelos semelhantes ao que a Grã-Bretanha pode abandonar no referendo, baseado no voto distrital.

Como funciona o sistema eleitoral para o Congresso Nacional?

No Brasil, o Poder Legislativo é composto por duas casas, o Senado e a Câmara dos Deputados, que compõem o Congresso Nacional. Senadores e deputados são eleitos por sistemas eleitorais diferentes, de acordo com a representatividade das casas.

O Senado representa os Estados e têm o mesmo número de representantes – três senadores – para cada unidade federativa do Brasil. Na Câmara dos Deputados, o número de cadeiras por Estado é proporcional à sua população, com o piso mínimo de oito e o teto máximo de 70 representantes.

Como são eleitos os senadores?

Eles são escolhidos pelo voto majoritário: são eleitos os candidatos mais votados em cada Estado, em um único turno. O mesmo sistema é adotado para eleger presidentes, governadores e prefeitos, com a diferença que, nestes casos, é preciso que o candidato alcance a maioria absoluta dos votos válidos (50%), podendo ir ao segundo turno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário