domingo, 16 de dezembro de 2012

PSDB boicota diminuição no valor da conta de luz



O valor da conta de luz dos brasileiros pode ficar até 16,7% menor a partir de 2013. A diminuição é resultado das assinaturas antecipadas de contratos de concessão de energia elétrica
O percentual é inferior aos 20,2% anunciados pela presidenta Dilma Rousseff, em setembro. Conforme afirmou o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia (MME), Márcio Zimmermann, o percentual menor é atribuído à recusa das companhias Energética de São Paulo (Cesp), Energética de Minas Gerais (Cemig) e Paranaense de Energia (Copel) em aderir à proposta do governo, todas estas comandadas pelo PSDB.
“A decisão dessas empresas estaduais, que decidiram pela não prorrogação, está causando diretamente, o impacto de não atingir a meta de 20,2%. Estranhamos que essas empresas preferiram priorizar os acionistas do que a população”, disse o secretário executivo. A recusa das empresas em aderir ao pacote elétrico do governo é uma queda-de-braço que envolve disputa política e dinheiro, já que as empresas do setor elétrico brasileiro estão entre as que trabalham com a maior margem de lucro em todo o mundo.
Do montante de 25.452 megawatts (MW) de capacidade instaladas das hidrelétricas, apenas 15.311 MW foram renovados antecipadamente, ou seja, apenas 60% das companhias de geração aceitaram os termos do governo. Com isso, a expectativa de conseguir diminuir em 8,5% o percentual da geração caiu para 5,1%. Em contrapartida, todas as empresas de transmissão aderiram ao plano.
Fica evidente a opção eminentemente política do PSDB em boicotar o plano do governo Dilma de promover uma redução maior das tarifas de luz por motivos políticos. Afinal, o PSDB historicamente assumi o discurso da "redução da carga tributária" como bandeira contra o governo, e no entanto, no momento que o governo federal adota uma política de redução tributária, a postura do PSDB contrária a medida, mostra o caráter demagógico das posições políticas dos tucanos.
O principal, para o PSDB é tentar desgastar o governo Dilma e o PT. O tiro deverá sair pela culatrá e quem sairá desgastado deverá ser o próprio PSDB, ao não conseguir disfarçar a postura contrária aos interesses do país colocando a disputa política em primeiro lugar. Mais uma das posturas lamentáveis do PSDB.
Fonte: EBC e Rede Brasil Atual

Nenhum comentário:

Postar um comentário