quarta-feira, 11 de julho de 2012

CURITIBA: PROPAGANDA INCOERENTE



Já dá pra antever a desculpa do Prefeito de Curitiba quando perguntarem sobre mais uma manifestação dos trabalhadores de algum serviço público municipal. Dirá que é coisa da oposição, que é coisa de quem quer desgastar seu mandato "coerente".
Masno fundo ele está certo. Incoerente seria ouvir a verdade vinda da administração pública. Os motoristas e os cobradores pedem mais segurança e condições decentes de trabalho. A categoria em Curitiba não pode por exemplo, usar um cobertor no colo para se proteger do frio, quando é obrigada a ficar nos pontos de ônibus espalhados pela cidade. Chegaram ao absurdo de multar os coitados dos cobradores por isso. Porém, prometeram um tal de "kit frio" que nunca chegou e adequações nas Estações Tubo (pontos dos coletivos) que óbvio, nunca foram feitas.

Super coerente.

Mas agora, em época de eleição, dinheiro corre solto da torneira oficial. Menos para o que precisa. Obras absolutamente dispensáveis pipocam por toda a cidade. Asfaltos são destruídos para serem refeitos por outros mais novos em ruas absolutamente boas, enquanto a periferia apodrece e mesmo o centro da cidade, frequentado por gente comum, padece pela buraqueira nos principais entroncamentos e calçadas. Chega a ser patético que uma cidade como Curitiba tenha buracos nas ruas do centro, mas é um fato. 

Super coerente.

Os motoristas e cobradores da manifestação mencionada são assaltados todo santo dia e quem seria obrigado a olhar por isso, pouco se dá por eles. Que se virem. Na outra ponta, a administração faz um trololó de impedir que as pessoas usem seus automóveis para incentivar o transporte público, mas não faz a mínima questão de oferecer um serviço de qualidade. A tal fama de Curitiba de modelo na questão do transporte já vai longe. Hoje, só quem acredita nisso, é quem não anda de ônibus. Filas, assaltos, precariedade.

Super coerente.

Mas o discurso e a propaganda, permanecem intactos. É uma beleza morar num paraíso assim, e não vermos, não é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário