Audiência média em janeiro, de 24,5 pontos, foi a pior da
história e caiu impressionantes sete pontos em relação ao mesmo período do ano
passado; fórmula do telejornal apresentado por William Bonner e Patrícia Poeta,
voltada para o "Homer Simpson", começa a dar sinais de esgotamento,
num país onde o fluxo de informação é cada vez maior
Numa declaração sincera, mas nem tão feliz assim, o
jornalista William Bonner, da Globo, disse certa vez que apresentava o Jornal
Nacional para o "Homer Simpson", o que explicaria a falta de
profundidade nas análises do principal noticiário da televisão brasileira. A
fórmula, no entanto, parece estar envelhecendo. Dados levantados pela coluna
Zapping, da Folha de S. Paulo, indicam que a audiência do JN está praticamente
derretendo.
"Com uma média de 24,5 pontos, o "Jornal
Nacional" (Globo) registrou o pior janeiro de sua história. Em relação ao
mesmo período de 2012, o telejornal de William Bonner e Patrícia Poeta caiu
sete pontos: no ano passado, registrou 31,3 pontos. Antes disso, o pior Ibope
do "JN" havia sido marcado em janeiro de 2010 (29,2 pontos). O melhor
resultado foi em 2001, quando encerrou o mês de janeiro com 40 pontos",
informa a coluna.
Como o JN é o principal produto jornalístico da Globo, de
onde vem sua influência e, portanto, sua audiência publicitária, os dados são
alarmantes. Recentemente, a Globo contratou o publicitário Sérgio Valente,
ex-presidente da DM9, uma agência do grupo de Nizan Guanaes, para azeitar suas
relações com o governo e com o mercado publicitário. A missão de Valente será
fazer com que a Globo continue a ter uma receita que é, a cada dia que passa,
mais desproporcional em relação à sua audiência, que vem evaporando.
No ano passado, apesar de sua audiência menor, a Globo fechou
seus balanços com um faturamento 10% maior do que o de 2011, com receitas de R$
12 bilhões. Não será tão simples manter o ritmo em 2013.247.
Postado por O TERROR DO NORDESTE
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