sábado, 31 de março de 2012

As panes no sistema de transporte público tucano vão ser diárias?


Um dia após 100 mil serem prejudicados, problema em outra linha..

Um dia após a pane na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos-CPTM, que paralisou (na 5ª feira) a Linha 7-Rubi, na Zona Leste da capital, provocou aquele quebra-quebra, sete prisões e prejudicou quase 100 mil passageiros, nesta 6ª feira (ontem) uma composição da Linha 9-Esmeralda apresentou  problema na Estação CEASA, na Zona Oeste.
Por volta das 8h50 a composição que trafegava no sentido Grajaú (Zona Sul) teve de ser rebocada, o que obrigou os outros trens a seguirem por apenas uma via durante aproximadamente 30 minutos. A desculpa do governador Geraldo Alckmin é risível: houve uma explosão nos anos recentes, diz ele, no número de passageiros que, segundo a CPTM, teria crescido 73% em cinco anos.
O Ministério Público movimentou-se e informa  que investiga falhas no serviço. Já os especialistas dizem não haver dúvidas: há superlotação e necessidade de mais investimento. Tão frágil e tão absurda quanto a desculpa do governador é a do seu secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.
Fernandes atribuiu os incidentes da 5ª feira na Zona Leste ao PT e diz que a polícia "encontrou" até bombas caseiras com seis dos sete presos naquele tumulto. Nada a ver. Nenhum convence com esses frágeis argumentos.

CPI pode esclarecer e pressionar por mudança no transporte

Vamos pedir uma CPI na Assembleia Legislativa - nossa bancada precisa fazê-lo, com urgência - e a formação de uma comissão independente da sociedade, reunindo entidades mais representativas, para fazer uma auditoria e uma devassa na política de transportes dos tucanos.
São 30 anos no poder - a contar do 1º governo deles, o de Franco Montoro, a partir de 1983 - e a herança está aí. CPI até para discutir, inclusive, as justificativas do governador Alckmin e de sua CPTM.
Se cresceu tanto o número de passageiros onde está a consequente receita? Onde estão e a quanto chegam os investimentos no sistema de trens de subúrbio, e no metrô, que há tempos vêm apresentando a média de uma a duas panes por semana?
Como o governo estadual - em parceria com o da capital - quer implantar um sistema de monotrilho em São Paulo (anunciado por Alckmin na 5ª feira pp.) se não consegue fazer funcionar nem o mais importante - e o que mais cresce - dos segmentos (trens de subúrbio e o metrô) que compõem o sistema integrado de transportes da região metropolitana? Como explicar tudo isto?

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