terça-feira, 20 de março de 2012

Globo e Ricardo Teixeira: que morram abraçados


A instituição Rede Globo está em prantos. Também choram alguns de seus repórteres esportivos mais “cacifados”. Encabeçam essa lista, na noite de hoje, Renato Ribeiro e Tino Marcos. Foram esses os encarregados do obituário de Ricardo Teixeira na presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). E lamentaram tal qual William Bonner lamentou, alguns anos atrás, a morte de Roberto Marinho. Lamentaram a morte política de um de seus chefes mais queridos: o presidente da CBF.
A ESPN denuncia volta e meia, mas, sem TV aberta, pouco se fala sobre a subserviência de algumas empresas e repórter à CBF e ao seu agora ex presidente. Globo e CBF andam de mãos dadas e rabo preso há anos. Quando Fábio Koff conseguiu se reeleger presidente do Clube dos 13, era nos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro que mirava a Globo ao apoiar seu opositor. Koff queria a revisão dos contratos. A Globo tem preferência mesmo que ofereça menos dinheiro do que oferecem as outras emissoras. A CBF é uma empresa privada, que comanda o futebol brasileiro e é comandada há mais de duas décadas pela mesma pessoa. Ao contrário do que diz sobre Cuba ou Venezuela, a Globo não chama o futebol brasileiro de ditadura. Ricardo Teixeira é “o presidente”.
Na noite desta segunda-feira, o Jornal Nacional levou ao ar duas reportagens sobre a renúncia de Ricardo Teixeira. Acossado por denúncias e mais denúncias de corrupção, o ex faraó do futebol brasileiro alegou problemas de saúde e foi de mala e cuia para Miami. Sua carta de renúncia foi lida por seu sucessor e aliado, José Maria Marin.
A primeira matéria é de Renato Ribeiro, mas mais parece um release da CBF. Cita trechos da carta de renúncia e diz que Teixeira “estava licenciado por motivos de saúde”, sem sequer questionar o que é questionado por todos os lados.
Na segunda matéria, de Tino Marcos, há uma lembrança saudosa da posse de Ricardo Teixeira, em 1989, e são enfileirados os títulos da Seleção Brasileira, como se o mérito fosse do cartola. Faz jus à reclamação do ex dono do futebol brasileiro, veiculada por Renato Ribeiro: “Fui subvalorizado nas vitórias”, escreveu em sua carta de renúncia que não teve sequer a coragem de ler. E Tino Marcos chama as medidas tomadas pelo chefão de “benéficas à economia dos clubes”.
Além disso, como comentou um jornalista no Facebook, a matéria “não fala nada sobre as denúncias dos últimos dois meses contra o Teixeira, que são indispensáveis pra que se entenda o motivo dessa renúncia em 23 anos”. E completa: “O que eu achei grave na matéria do Tino Marcos é que se faz um balanço da gestão Teixeira e eles dão uma pincelada sobre ‘polêmicas’ só pra dizer que tá ali, e rezando pra que ninguém preste atenção nisso. Não são ‘polemicas e desafetos’ que o teixeira teve na administração dele. foram acusações de desvio de dinheiro, de escandalos envolvendo a Nike, e não ‘uma distribuidora de artigos esportivos’. É tudo eufemismado”.
O espaço é todo para as posições e justificativas de Ricardo Teixeira. Os repórteres seguem à risca a relação de amizade construída ao longo de todos esses anos entre o ex presidente eterno da CBF e a (quiçá futura ex) presidenta eterna da comunicação brasileira. Globo e Ricardo Teixeira se beneficiaram muito um do outro. Que morram abraçados. Ambos foram e são prejudiciais ao povo brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário