sábado, 31 de março de 2012

Para João Paulo, “Programa Crescer” consolida o desenvolvimento econômico e social do país


Pequenos empreendedores poderão contar com um sistema de microcrédito e garantir a prosperidade de suas empresas. Isso é o que propõe o Programa Crescer, lançado na sexta-feira, 30 de março, em Osasco (SP). A cerimônia contou com a presença do deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP); da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello; do prefeito de Osasco, Emidio de Souza; além de vereadores e secretários municipais, representantes de outras cidades da região, da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e do SEBRAE.
Para João Paulo, a implantação desse novo programa consolida características de um novo país, como geração de empregos e de renda. “Nos oito anos do governo Lula foi possível que aflorasse uma nova nação. Além da autoestima de sermos todos brasileiros, passamos a ter uma expectativa de vida melhor. A renda passou a ser um fator importante. Com os programas do Governo Federal, pudemos ter uma política econômica mais ousada, que fez com que o país crescesse e desenvolvesse com distribuição de renda. Essa política teve um olhar mais acentuado aos mais pobres e para as pessoas que mais necessitam”, declarou o parlamentar.
 Em seguida, o deputado afirmou que, depois da chegada da presidente Dilma Rousseff, o desafio é oferecer melhores condições àqueles que vivem abaixo da linha da probreza, e o programa Brasil Sem Miséria foi um passo importante para alcançar esse objetivo. João Paulo também parabenizou a iniciativa de Osasco no combate à miséria. “Em Osasco, há o projeto de resgatar em torno de seis mil famílias que vivem na faixa de R$ 70 por mês per capta, pessoas que vivem abaixo da linha de pobreza. Elas também são o objetivo de um programa maior, que é o Crescer. Possibilitar o microcrédito significa garantir a cidadania, a independência e autonomia das pessoas”, parabenizou.
 “Osasco é um exemplo”, afirma ministra Tereza Campello
A ministra Tereza Campello concordou com João Paulo ao ressaltar que a cidade de Osasco possui ótimos exemplos de inclusão produtiva. “Delegações estrangeiras vêm para conhecer os programas brasileiros de inclusão produtiva e, vira e mexe, quando chegam em Brasília, indicamos Osasco como uma das cidades que precisam ser visitadas. Isso porque as experiências aqui obtiveram êxito. A cidade é visitada pelas suas próprias experiências e pelas ações integradas com o Governo Federal e vocês têm mostrado que é possível não apenas vencer a pobreza, mas ajudar a construir um Brasil melhor”, elogiou.
 O prefeito Emidio de Souza disse que, desde o início de sua gestão, a inclusão social e o combate à pobreza foram alguns de seus principais desafios. “Foi preciso criar condições para que uma cidade como Osasco não conviva com a pobreza absoluta como se fosse a coisa mais natural desse mundo. Naquele momento, ainda tínhamos o Bolsa Família engatinhando e não haviam programas consolidados. Uma das primeiras coisas que fizemos foi enviar vários projetos para a Câmara Federal para criação do Renda Mínima Municipal, do Bolsa Trabalho e várias outros programas que possibilitariam as coisas caminharem. Depois, foi montada uma estratégia de inclusão social. Temos dezenas de exemplos de iniciativas que tiraram pessoas da situação de miséria”, finalizou.
 Programa Crescer
O programa Crescer é direcionado aos micros e pequenos empreendedores individuais e solidários. Seu objetivo é facilitar o acesso ao microcrédito produtivo orientado, incentivar a formalização, o empreendorismo e a geração de trabalho e renda. Em Osasco, as iniciativas do Programa Crescer serão realizadas em parceria da prefeitura com a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e o SEBRAE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário