terça-feira, 20 de março de 2012

Um grande brasileiro, comprometido com o país


Adeus a Aziz Ab’Saber, um homem que nos deu lições sobre a alma nacional... É com grande pesar que recebi a notícia do falecimento de Aziz Nacib Ab’Saber, com o qual convivi durante anos. Ele colaborou com o Instituto Cidadania e com as caravanas de Lula. Era um homem de saber e de cultura ímpares, grande professor, conhecedor profundo do Brasil, seu povo e cultura. Não foram poucas as lições que nos deu. E não apenas sobre geografia e biodiversidade, mas sobre a alma nacional e a natureza humana.
Foi um privilégio ter convivido com este professor excepcional, militante político e social, debatedor arguto e duro, mas simples e amável na convivência, com uma paciência rara para explicar e explicar, repetidamente. Uma experiência única ter compartilhado tempo com ele. Em resumo, Aziz foi um ser humano fantástico.
Professor emérito da Universidade de São Paulo, Aziz era presidente de honra e ex-presidente e conselheiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da ciência (SBPC). Foi um dos maiores especialistas brasileiros em Geografia Física, referência em assuntos relacionados ao impacto das atividades humanas no meio ambiente.
Aos seus 87 anos, assinou mais de 300 trabalhos acadêmicos, obtendo reconhecimento mundial. Aziz foi, ainda, autor de estudos e teorias imprescindíveis para a compreensão do Brasil, ajudando na construção de diversas políticas públicas.
Era, também, um militante ativo nas questões ambientais e sociais. Não foram poucas as vezes que usou sua voz na reflexão acerca do aquecimento global e, mais recentemente, para contribuir na discussão do Código Florestal. O nosso adeus a Aziz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário