Dilma Rousseff recebe Huguette Labelle, presidente do Conselho de Administração da Transparência Internacional, no Palácio do Planalto. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
A presidenta Dilma Rousseff recebeu hoje (14), no Palácio do Planalto, a presidenta do Conselho de Administração da Transparência Internacional, Huguette Labelle, para tratar, entre outros temas, da realização da 15ª Conferência Internacional Anticorrupção, que será realizada em Brasília de 7 a 10 de novembro.
Labelle disse que são esperados 1.500 participantes de 140 países. Segundo ela, durante o encontro, representantes de governos, organizações não-governamentais e universidades irão discutir formas de prevenir e combater a corrupção.
No encontro com a presidenta Dilma, que também contou com a presença do ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, foi discutida ainda a legislação de combate à corrupção no Brasil, em especial, a Lei da Ficha Limpa.
Labelle elogiou o Portal da Transparência, que divulga dados orçamentários, e afirmou que o sigilo de informações públicas dever ser exceção, e não a regra.
“No setor público, a informação que eles têm não é deles, mas do povo e, portanto, há ocasiões em que é importante manter a informação em segredo, mas isso deve ser algo raro. A regra geral é a abertura”, disse.
A Lei de Acesso à Informação, que entrará em vigor em dois meses, também foi tema do encontro entre Labelle e Dilma. A lei define os mecanismos, prazos e procedimentos para a entrega das informações solicitadas à administração pública pelos cidadãos. Além disso, determina que os órgãos e entidades públicas divulguem informações por meio da internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário