quarta-feira, 21 de março de 2012

Dilma se encontra com presidenta do Conselho de Administração da Transparência Internacional

Dilma Rousseff recebe Huguette Labelle, presidente do Conselho de Administração da Transparência Internacional, no Palácio do Planalto. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
A presidenta Dilma Rousseff recebeu hoje (14), no Palácio do Planalto, a presidenta do Conselho de Administração da Transparência Internacional, Huguette Labelle, para tratar, entre outros temas, da realização da 15ª Conferência Internacional Anticorrupção, que será realizada em Brasília de 7 a 10 de novembro.
Labelle disse que são esperados 1.500 participantes de 140 países. Segundo ela, durante o encontro, representantes de governos, organizações não-governamentais e universidades irão discutir formas de prevenir e combater a corrupção.
No encontro com a presidenta Dilma, que também contou com a presença do ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, foi discutida ainda a legislação de combate à corrupção no Brasil, em especial, a Lei da Ficha Limpa.
Labelle elogiou o Portal da Transparência, que divulga dados orçamentários, e afirmou que o sigilo de informações públicas dever ser exceção, e não a regra.
 “No setor público, a informação que eles têm não é deles, mas do povo e, portanto, há ocasiões em que é importante manter a informação em segredo, mas isso deve ser algo raro. A regra geral é a abertura”, disse.
A Lei de Acesso à Informação, que entrará em vigor em dois meses, também foi tema do encontro entre Labelle e Dilma. A lei define os mecanismos, prazos e procedimentos para a entrega das informações solicitadas à administração pública pelos cidadãos. Além disso, determina que os órgãos e entidades públicas divulguem informações por meio da internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário