segunda-feira, 5 de março de 2012

Sky faz propaganda contra cotas de conteúdo audiovisual brasileiro


Blog do Zé Dirceu

Mais de 20 associações ou sindicatos criticam campanha publicitária da empresa...
A Sky lançou esta semana uma nova campanha publicitária contra as cotas de conteúdo nacional na TV paga. A empresa continua em campanha contra a Lei 12.485/2011, que estabelece novas normas para o funcionamento dos serviços de TV por assinatura no Brasil. O problema da Sky é que a nova lei obriga a veiculação de conteúdo audiovisual brasileiro, realizado por produtoras independentes, na grade de programação dos “pacotes” oferecidos aos assinantes.

A lei foi longamente negociada com o setor (saiba mais). Vai ampliar os conteúdos e programas oferecidos hoje e garantir espaço à veiculação de produções feitas no Brasil. Assim, dá aos assinantes uma alternativa à eterna reexibição de produções estrangeiras.

A Sky faz propaganda contra a lei e ainda por cima ameaça seus clientes, ao afirmar que a veiculação da produção nacional pode acarretar aumento das mensalidades. Tudo para impedir que a Ancine, na regulamentação, garanta o mínimo de 3 horas e 30 minutos semanais de conteúdo nacional por semana previsto pela Lei 12.485.

A reação veio na forma de uma carta aberta à presidenta Dilma Roussef, criticando a campanha publicitária e assinada por mais de 20 associações ou sindicatos de profissionais do setor de audiovisual (confira a íntegra do manifesto).

Concordo com a manifestação das associações: a lei vai permitir o desenvolvimento econômico do setor audiovisual brasileiro, que é fundamental para a defesa da soberania nacional e afirmação das nossas identidades e diversidade cultural. É como diz Manoel Rangel, presidente da Ancine. Há por aí "gente com urticária" só de pensar numa TV paga com mais conteúdo brasileiro.
Está certa a Ancine: "No cinema, o Brasil já é o principal mercado latino-americano em receitas de bilheteria: só em 2011, foram vendidos 143,9 milhões de ingressos, estabelecendo um novo recorde de arrecadação para a atividade. Filmes brasileiros de todos os gêneros, feitos para todos os públicos, ganham o reconhecimento do público e da crítica, pela qualidade das produções e porque a sociedade gosta de se enxergar nas telas. Essa diversidade não pode ficar fora da programação da sua TV por assinatura." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário