Por Altamiro Borges
Há quase duas semanas, José Serra é presença obrigatória na
mídia paulista. É capa dos jornalões e figura de destaque nas tevês. Em meio a
esta amplíssima exposição, o Datafolha divulga hoje uma pesquisa – feita entre
quinta e sexta-feira – em que o eterno candidato tucano surge como franco
favorito para a eleição paulistana. Mera coincidência ou mais uma manipulação
grotesca?
Um momento bem oportuno
Segundo o Datafolha – também conhecido como DataSerra –, o
pré-candidato do PSDB subiu nove pontos na comparação com a pesquisa anterior,
de janeiro, e atinge 30% das intenções de voto. É quase imbatível! Em segundo
lugar surge Celso Russomanno (PRB), com 19%; em terceiro, Netinho de Paula
(PCdoB), com 10%. O petista Fernando Haddad obtém apenas 3% da preferência.
Como a própria reportagem da Folha reconhece, a pesquisa “foi
feita na semana em que Serra teve muita exposição devido ao anúncio de que
queria concorrer. Isso ajuda a explicar o crescimento de 2% para 12% em sua
intenção de voto espontânea (quando não é apresentado ao eleitor o nome de
nenhum candidato)”. Mesmo assim, a Folha fez estardalhaço na sua manchete.
Objetivos matreiros da
pesquisa
A pesquisa cumpre vários objetivos. De cara, ela ajuda a enterrar
os dois pré-candidatos que disputarão a prévia do PSDB, adiada para 25 de
março. Pode ser até que José Anibal e Ricardo Tripoli desistam antes da data
marcada para o espetáculo circense – outros dois “flanelinhas”, Andrea
Matarazzo e Bruno Covas, já deixaram o lugar vago para o caudilho tucano.
O DataSerra também contribui para as articulações políticas
do ex-governador, que se atrasou na definição da sua candidatura – já que ele
mesmo considera a prefeitura paulistana um “enterro”. A pesquisa ainda ajuda a
pavimentar alianças com os partidos pragmáticos, que costumam apostar no
“cavalo ganhador”, e a garantir apoios, principalmente financeiros.
Calcanhar de Aquiles do
eterno candidato
Mas nem tudo são flores para o pré-candidato do PSDB. A
pesquisa confirmou sua alta rejeição, que oscilou de 33% para 30%, dentro da
margem de erro. Ela também aponta que Serra é o mais conhecido do eleitorado
(99% sabem quem ele é), enquanto outros ainda são desconhecidos – desvantagem
que durante o horário eleitoral na rádio e televisão tende a ser superada.
Para piorar, a pesquisa expôs seu calcanhar de Aquiles. 76%
dos entrevistados se lembram que Serra abandonou a prefeitura em 2006, após
assinar um documento jurando que não trairia seus eleitores; e 66% acham que
ele vai deixar novamente a cidade para concorrer à presidência em 2014. Será
que, mesmo assim, o paulistano vai votar num mentiroso contumaz?
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